sábado, 21/setembro
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Doutor Hotel receita remédios para dores hoteleiras

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Existe um velho ditado que diz que “tudo que não tem remédio, remediado está”. Bem, na hotelaria, a citação popular não se aplica. Pelo menos não para a Doutor Hotel. A empresa, aberta em março deste ano, pode ser recente no mercado, mas conta com a bagagem de três executivos com ampla experiência no setor. Com a proposta de oferecer diagnósticos para necessidades administrativas e operacionais, a companhia chega para ser uma consultoria personalizada para meios de hospedagem.

Fundada por Gilvan Santos, Donizeti Vieira e Jeferson Telles, a Doutor Hotel foi idealizada a partir da junção de expertises dos executivos. “A ideia surgiu em 2022 do desejo de oferecer algo novo para a hotelaria. Unimos nossas bagagens em hospitalidade, tecnologia, governança e controladoria”, explica Vieira.

Com 35 anos de hotelaria, Santos conhece bem as dores do dia a dia hoteleiro. Com passagens por grandes redes, o executivo acompanhou de perto as mudanças do setor durante a pandemia. “Algumas consultorias se tornam algo permanente dentro dos hotéis. É um serviço, na maioria das vezes, apenas com início e sem fim determinado. Acreditamos que este é um modelo ultrapassado, pois uma boa consultoria, por princípio, deve encaminhar as empresas a seguirem com as próprias pernas”, salienta.


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A proposta da Doutor Hotel é fornecer diagnósticos das necessidades hoteleiras de acordo com as demandas dos clientes. A empresa atende hotéis, pousadas, redes, resorts e empreendimentos de multipropriedade, identificando pontos de atenção em áreas como operações, vendas, qualidade, RH (Recursos Humanos), jurídico, TI (Tecnologia da Informação), planejamento estratégico, entre outras.

“Nosso propósito é ajudar quem precisa, mirando o planejamento, rentabilidade, posicionamento de mercado e percepção do cliente”, pontua Santos. “Queremos oferecer um serviço que se perpetue dentro do hotel e não ser uma consultoria sem conclusão definida”, acrescenta.

Gilvan_Santos
Queremos que o serviço se perpetue, diz Santos

Diagnóstico

Atualmente com clientes no Maranhão, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco e Ceará, a Doutor Hotel realiza diagnósticos sob demanda e personalizados de acordo com as dores e necessidades de cada empreendimento.

“Nosso objetivo é identificar as necessidades específicas de cada cliente. Contamos com uma sólida experiência analítica em todos os departamentos do segmento. Quando identificamos um problema em uma determinada área, realizamos um diagnóstico específico para aquele setor”, explica Santos.

Especialista em TI, Vieira aponta que grande parte dos problemas operacionais dos hotéis estão ligados ao uso parcial das tecnologias. Com uma gama de ferramentas disponíveis no mercado, muitos empreendimentos acabam adotando soluções desnecessárias para sua operação ou utilizadas indevidamente.

“Existem várias falhas nesse processo específico. No mercado, existem muitos softwares disponíveis para atender a esse setor, porém cada negócio possui suas próprias particularidades. Já encontramos casos em que as pessoas tinham uma grande quantidade de informações no sistema, mas não sabiam como utilizá-las. É necessário aprimorar o processo de seleção e contratação dessas tecnologias”, exemplifica Vieira.

Donizeti Vieira
Mal uso da tecnologia é um problema, pontua Vieira

Remédio

Com o diagnóstico completo, a Doutor Hotel oferece soluções personalizadas aos seus clientes. A consultoria cuida da contratação de profissionais, identificação de parceiros comerciais e treinamento de equipes, visando aprimorar os processos administrativos e operacionais dos empreendimentos.

“Nosso objetivo é treinar, capacitar e formar profissionais para garantir que a equipe tenha o conhecimento necessário para gerir o negócio de forma eficiente. Quando necessário, também contratamos pessoas e empresas para implementar o plano de ação”, destaca Santos.

A Doutor Hotel possui uma rede de empresas parceiras nas áreas de vendas, sistemas, RM (Revenue Management), e jurídico. Telles destaca que a consultoria está sempre em busca de novas conexões para intermediar com seus clientes.

“Facilitamos o acesso aos serviços de especialistas em suas respectivas áreas. Nossa busca por esses profissionais tem como objetivo impulsionar novos negócios oferecer soluções para os hotéis. Temos parceiros em diversos setores de atuação que desempenham um papel fundamental para nós”, ressalta o diretor de Controladoria.

Telles enfatiza que as soluções propostas pela Doutor Hotel são elaboradas com o intuito de melhorar os resultados, agregando valor e experiência ao negócio de forma estruturada. “Nossa função é entrar, analisar e apresentar opções de melhoria. Compreendemos que muitos hotéis não contam com o suporte de grandes redes ou não sabem como direcionar ações em áreas específicas”.

O diretor exemplifica um desafio comum enfrentado por todo o setor: a escassez de mão de obra qualificada. Independentemente do perfil, categoria ou porte, a indústria hoteleira foi impactada pela saída de profissionais durante a pandemia.

“Existe uma demanda significativa nesse aspecto. Os hotéis precisam de treinamento e qualificação da mão de obra para os processos hoteleiros. E, para atender a essa necessidade, muitos buscam a experiência de especialistas”, afirma Telles.

Jeferson Telles
Parceiros são fundamentais, salienta Telles

Alta

Quando um plano de ação é iniciado, a Doutor Hotel estabelece um prazo para sua conclusão. A empresa considera essencial oferecer essa “alta” para impulsionar o desenvolvimento do setor.

A consultoria ressalta que os clientes têm liberdade de adotar ou não as soluções propostas. “A decisão final de contratar a pessoa ou empresa recomendada cabe ao hotel. Nós elaboramos o plano de ação, fornecemos orientações, mas a decisão final fica a cargo da administração do empreendimento”, enfatiza Santos.

É importante destacar que a Doutor Hotel realiza diagnósticos tanto presenciais quanto remotos. “Realizamos muitas atividades online, como treinamentos e análises financeiras, mas reconhecemos que o contato pessoal tem um impacto mais significativo”, acrescenta Vieira.

Além disso, a Doutor Hotel busca participar de eventos, como a Adit Share, para se manter atualizada sobre as principais tendências, desafios e cenários no setor hoteleiro.

Para solicitar um diagnóstico, entre em contato pelos telefones (11) 5990-3697 ou email [email protected].

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Doutor Hotel