quinta-feira, 26/setembro
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Embratur inicia plano de marketing para promoção do Brasil no exterior

Em parceria com o Sebrae, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) inicia uma nova fase da divulgação do Brasil como destino turístico no exterior. Após 20 anos do lançamento do Plano Aquarela — primeiro plano de marketing do turismo do país — a entidade planeja ouvir as pessoas que fazem o setor acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores.

O primeiro passo, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi dado na Abav Expo, aberta ontem (25). Durante o evento, a Embratur divulgará um link que direciona para um formulário, que busca entender o ponto de vista das pessoas que atuam no turismo sobre as potencialidades e desafios de nosso país. O questionário pode ser acessado até o dia 18 de outubro.

“Queremos entregar um planejamento com robustez de evidências, dados e indicadores, com uma ampla pesquisa de tendências e que nos aponte onde e como podemos inovar para alcançar os resultados desejados no médio e longo prazo. Mas o mais importante é que esse processo será feito envolvendo todos os atores que fazem o turismo acontecer. Esse plano só vai ter resultado se nortear as ações de promoção de todos os estados e municípios, com a participação do setor privado”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.


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Hoje (26), Ana Paula Jaques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, apresentará o cronograma de formulação do novo plano durante o Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), e iniciará o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado.

Plano de escuta

O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também serão entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.

De setembro a dezembro, a Embratur apresenta as proposições iniciais do Plano de Marketing e dos Planos de Promoção Turística Internacional dos estados. Já de janeiro a abril de 2025, a Agência faz a elaboração dos planos regionalizados. O lançamento acontece em maio, e durante o ano estão previstos os encontros nas unidades federativas sobre os planos locais.

O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028. O projeto levará em consideração também estudos de demandas dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do país e os produtos brasileiros com os de outros mercados.

“Nas últimas décadas o mundo mudou e, sobretudo, o perfil do turista internacional também mudou. Portanto, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil é uma visão e um compromisso para o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, adianta Freixo.

Mudanças no time

Para esta nova fase, a Embratur vem promovendo mudanças em seu time. Em julho, a Agência anunciou a chegada de Bruno Reis ao posto de diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade — substituindo Jaqueline Gil.

Em outubro, Simone Scorsato, agora ex-CEO da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), passará a ocupar a cadeira de gerente de Eventos Internacionais da Embratur.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur