sábado, 21/setembro
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Encatho & Exprotel: HSystem avalia papel da análise preditiva na hotelaria

Na hotelaria, o uso da análise preditiva de dados para visualizar cenários futuros tem sido uma prática cada vez mais disseminada. Diversas ferramentas e recursos atuam neste sentido, evitando que muitos hoteleiros sejam literalmente pegos de surpresa. Em bate-papo com a reportagem do Hotelier News durante a 35º edição do Encatho & Exprotel, em Florianópolis, Diego Corrêa, co-fundador e CRO da HSystem, falou sobre o tema, ressaltando que cada dia é diferente quando se trata de meios de hospedagem.

“Cada hospedagem tem sua ocupação, demanda e previsibilidade de demanda futura. Baseado nessa previsibilidade, o hoteleiro deveria precificar o seu produto, mas as nuances são muito mais complexas e os concorrentes são bastante diversos”, explicou.

HSystem - Interna
“Análises precisam ser minuciosas”, disse Corrêa

“Assim, apresentamos uma fórmula criada pela HSystem para padronizar o entendimento dos dados, para que o hoteleiro consiga comparar tanto ele com ele mesmo, quanto com o concorrente, e assim poder prever uma melhor tarifa e obter melhor rentabilidade. Olhando diversos hotéis, chegamos em um indicador importante de desempenho, a Produtividade Online, que é a demanda natural que o empreendimento consegue captar”, complementou.


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“Basicamente, é a soma da venda direta com as operadoras e OTAs, excluindo contratos fechados, tarifas não públicas e contratos exclusivos com empresas”, concluiu o executivo.

Corrêa apontou que, por meio desse índice, os empreendimentos hoteleiros conseguem entender se emitiram mais ou menos reservas em determinado período do ano em relação ao ano anterior e se conseguirá preencher os quartos no futuro.

Análises preditivas

Corrêa acrescentou, durante o bate-papo com a a reportagem, que a análise preditiva de dados consegue dizer ao hoteleiro se as vendas estão aceleradas, desaceleradas ou em linha com o que foi planejado. “Se você está acelerado nas vendas, a tendência é de aumento de tarifa”, explicou sobre o funcionamento da solução da empresa.

“Se está em linha, a estratégia está funcionando dentro do previsto, e se está desacelerado, é hora do marketing agir e fazer promoções para ocupar uma data que, depois da janela de vendas, não conseguirá ocupar, por exemplo”, finalizou o executivo da HSystem.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News