Para Fonseca, investir no online é indispensável
"O turismo online não é só mais um caminho. É o único caminho". A frase serviu de conclusão para a palestra de Thiago Fonseca, gerente regional de Vendas do grupo Nobile Hotéis, no Encontro da Hotelaria Mineira, realizado hoje (7), em Tiradentes. O executivo explorou o cenário das vendas de meios de hospedagem atualmente e ressaltou a importância de elementos como preparação e atualização.
Antes da frase, porém, o hoteleiro destacou a necessidade de vender diretamente para o cliente e o papel de protagonismo que a internet tem nesse processo. "Vender não é mais visita e aperto de mão. Vender, no presente, é digital, é usando todos os canais que estiverem à mão e é pelo smartphone", comenta.
Utilizando alguns números recentes no cenário nacional, o palestrante reforçou que as compras feitas utilizando o celular são cada vez mais representativas. "Segundo informou o IBGE, em 2017, 69% dos brasileiros disseram estar conectados à rede pelo celular. Nove entre cada 10 consumidores aqui fazem consultas de preços pelo smartphone. E ainda há quem continue a vender seu quarto de hotel no balcão. Será que esse é o caminho?", questiona.
Falando a uma plateia composta, principalmente, de hoteleiros independentes, Fonseca alertou: "Prepare uma verba para investir em estratégias online". A partir daí ele apontou alguns caminhos que, geralmente apresentam bons resultados. "Promova campanhas com códigos promocionais. Faça pacotes especiais, aprenda a utilizar ferramentas como o Google Adwords e Timer".
Segundo ele, lançando mão de instrumentos online e pelo celular, o hoteleiro precisa contar a história de sua propriedade, atrair o cliente. "A primeira impressão que um viajante tem do seu hotel é pela internet. Cuide para que as impressões que tenham dele sejam boas e apresente um bom produto", acrescenta.
Com essas considerações, o gerente regional sugeriu aos gestores que fiquem atento às avaliações e comentários, não deixando essas opiniões sem suporte. Também indicou aos hoteleiros que tenham em destaque nos seus sites boa fotos, apresentações dos serviços e destaque aos diferenciais.
Encontro da Hotelaria Mineira: dicas para vender hotel
Quase no encerramento de sua fala, Fonseca colocou em itens algumas dicas que ajudam na venda de um hotel. "Conte uma boa história, valorize seus diferenciais, assuma o protagonismo, invista no mercado online e trabalhe na fidelização desse cliente", aconselha.
A palestra do representante da Nobile foi complementada pela fala de Marcos Nunes, diretor de Marketing e Vendas do Holiday Inn Belo Horizonte. O executivo também deu algumas dicas sobre comercialização. Boas imagens e vídeos podem ser fundamentais na divulgação, acrescentou Nunes.
(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News