sábado, 21/setembro
InícioSustentabilidadeEnergia renovável ajuda hotéis a reduzir emissões de CO2

Energia renovável ajuda hotéis a reduzir emissões de CO2

Hotéis - Clarke_Energia_Promo

A adoção de medidas sustentáveis está cada vez mais presente nos hotéis, principalmente com as discussões sobre ESG (Environmental, Social and Governance) ganhando terreno. E é exatamente neste cenário que a Clarke Energia atua, auxiliando empreendimentos brasileiros a evitarem a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2.

A gestora trabalha ajudando as empresas a migrarem para o Mercado Livre de Energia, modelo no qual o consumidor decide de qual fornecedor quer comprar a energia elétrica. Dessa forma, é possível escolher, entre outras coisas, qual é a fonte dessa energia. Normalmente, gestoras tradicionais oferecem todas as fontes a seus clientes, enquanto a Clarke prioriza energias renováveis como a eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Tudo isso acontece sem necessidade de realização de nenhum tipo de investimento em infraestrutura.

No setor de hospitalidade, Atibaia Residence, Lake Side Apart, EcoResort Refúgio Cheiro de Mato, VillaOeste e mais três unidades da Samba Hotéis são alguns dos clientes da Clarke. Juntos, os empreendimentos colaboram evitando a emissão de mais de 1,4 mil toneladas de CO2 ao longo dos próximos anos.


LEIA TAMBÉM


Benefícios

Com a adoção de fontes renováveis de energia, os hotéis irão poupar em torno de R$ 3 milhões. Isso porque o Mercado Livre de Energia também pode levar a uma economia de até 40% na conta de luz, juntamente com o benefício ecológico.

Pedro Rio, CEO da Clarke, afirma que esse movimento deve se intensificar ainda mais nos próximos anos, garantindo maior eficiência de custos. “É impossível pensar no futuro sem levar em conta produtividade econômica e sustentabilidade. Quem desperdiçar dinheiro e desconsiderar questões ambientais vai ficar para trás. Então, o Mercado Livre de Energia desponta como solução super promissora para os hotéis brasileiros”, comenta o executivo.

Certificados de energia renovável estão em alta

A obtenção de certificados de sustentabilidade tem se tornado uma forma cada vez mais popular de as empresas demonstrarem compromisso ambiental. Um dos principais deles é o I-REC (sigla em inglês para Certificados Internacionais de Energia Renovável). Eles são emitidos de forma unitária, e cada um equivale a 1 MWh (megawatt-hora) de energia renovável consumido por uma empresa.

A procura por esses selos de qualidade tem crescido gradualmente, e a quantidade de I-RECs transacionados em 2023 deve dobrar em relação ao ano passado, segundo o instituto Totum, responsável pela emissão dessas certificações no Brasil. Como os clientes da Clarke utilizam somente energia renovável, eles contam com o auxílio da empresa na obtenção do selo.

“Temos clientes que conseguiram o I-REC com nossa ajuda. É muito gratificante ter ao nosso lado empresas que reconhecem a importância do tema da sustentabilidade e que fazem sua parte por um mundo melhor”, ressalta Rio. Hotéis interessados em trabalhar com o Mercado Livre de Energia podem fazer simulações no site da Clarke para mensurar quanto poderiam economizar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clarke Energia