sábado, 21/setembro
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Engajamento de CEOs brasileiros com IA deixa a desejar, diz Google

Os CEOs de empresas no Brasil demonstraram menor engajamento em estratégias de adoção da IA (Inteligência Artificial) generativa comparado à média global e da América Latina, segundo dados divulgados recentemente pelo Google Cloud. O estudo analisou usos, expectativas e retorno do investimento no recurso, ouvindo 2,5 mil líderes empresariais globalmente. Entre eles, 152 eram executivos brasileiros de organizações com faturamento anual de pelo menos R$ 50 milhões, aponta O Globo.

Globalmente, 46% dos CEOs lideram iniciativas de IA. Na América Latina, esse número chega a 44%, e no Brasil, 33%. A maioria das empresas brasileiras delega essa responsabilidade aos diretores de Tecnologia. Ricardo Fernandes, responsável pelo Google Cloud Brasil, observa que muitas companhias brasileiras estão nas fases iniciais de desenvolvimento de estratégias com IA generativa. Segundo ele, a maioria reconhece oportunidades, mas ainda está explorando como aplicá-las.

“O resultado não surpreende, mas confirma nossas expectativas. Exceto por CEOs ou conselheiros com experiência prévia em tecnologia, há um certo desconhecimento”, afirma.


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A pesquisa também mapeou os casos de uso da IA. No Brasil, 77% das empresas que já utilizam a tecnologia, incluindo as do setor hoteleiro, focam em soluções para Atendimento ao Cliente. Operações de Vendas e Marketing (63%) e Comércio Digital (59%) são outros usos comuns.

Retornos do investimento em IA

A pesquisa do Google Cloud revela que 35% das companhias globais esperam retorno sobre o investimento em IA generativa no próximo ano. Na América Latina e no Brasil, a maioria dos líderes espera que os ganhos venham do desenvolvimento de novos produtos. Globalmente, 47% visam melhorar a margem operacional, aumentando a eficiência.

“Alocar um projeto de IA requer alinhamento executivo, definição de orçamento e métricas. Isso vai além dos diretores de Tecnologia, é estratégico para o negócio, gerando receita ou reduzindo custos”, comenta Fernandes.

O levantamento surge em um momento em que investidores questionam quando as big techs verão retorno dos investimentos em IA. Um relatório de junho da Barclays estima que os gastos do setor podem alcançar US$ 60 bilhões anuais até 2026, enquanto os ganhos ainda parecem distantes.

“Esse tipo de investimento é feito antecipadamente devido ao alto capital envolvido. Não é uma decisão rápida; requer anos. Os investimentos estão se pagando, mas a expectativa é de crescimento, segundo o estudo”, conclui o executivo do Google Cloud.

Entre os líderes latino-americanos que adotaram IA, dois em cada cinco relataram aumento de produtividade. Os que observaram aumento de receita tiveram ganhos entre 6% e 10%.

(*) Crédito da foto: Pixabay