sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoExpedia fatura US$ 3,6 bilhões no 3º tri

Expedia fatura US$ 3,6 bilhões no 3º tri

Logo após o Booking.com registrar recorde trimestral nos principais indicadores de desempenho, é a vez do Expedia Group divulgar suas boas notícias. No terceiro trimestre deste ano, conforme divulgado pelo Phocuswire, a OTA faturou US$ 3,6 bilhões, o que representa alta de 22% frente aos US$ 2,9 bilhões registrados no mesmo período de 2021. A plataforma também atingiu números nunca antes vistos para o Ebitda Ajustado.

“O terceiro trimestre marcou outro período de forte demanda por viagens, apesar do ambiente macroeconômico incerto”, comenta Peter Kern, vice-presidente e CEO do Expedia Group. “Apresentamos forte desempenho financeiro com receita trimestral recorde e EBITDA ajustado, que ultrapassou US$ 1 bilhão pela primeira vez. Esses resultados refletem nossa ênfase em impulsionar o crescimento da receita e melhorar as margens”.

Otimismo nas reservas

O Expedia encerrou o terceiro trimestre com aumento de 28% no valor das reservas brutas de viagem, alcançando US$ 23,99 bilhões. O número, no entanto, fica abaixo da média de US$ 25,10 bilhões, prevista por analistas de Wall Street. Para a CFO da empresa, Julie Whalen, as reservas foram afetadas tanto pela desaceleração do setor em julho quanto pelo impacto do furacão Ian em setembro.


LEIA TAMBÉM


Contudo, Julie segue otimista, considerando o crescimento nas reservas de hospedagens. “No geral, estamos satisfeitos em ver a forte demanda expandir no quarto trimestre, à medida que os consumidores continuam a priorizar os gastos com viagens em relação a outros gastos discricionários”, explica a executiva. “E embora ainda seja o início do trimestre, estamos vendo o total de reservas de hospedagem para estadas que devem ocorrer no saldo do ano e em 2023, superando os níveis de 2019.”

O aumento no número de reservas de hospedagens somado ao crescimento das diárias médias resultou no crescimento de 25% das receitas do segmento – que foi responsável por 80% do total – na comparação anual. Ainda que o setor aéreo tenha sido responsável por apenas 3% do faturamento, a receita do setor cresceu 61% na mesma base comparativa. Publicidade e mídia constituíram 6% do total e as demais fontes de receita, 11%.

Marketing e fidelidade

As despesas com vendas e marketing também cresceram, indo de US$ 1,13 bilhão no terceiro trimestre de 2021, para US$ 1,5 bilhão no mesmo período deste ano. A empresa credita o aumento ao número crescente de comissões de parceiros B2B, bem como maiores gastos nos canais de marketing de varejo.

Segundo Kern, a OTA está investindo em ROI (Retorno de Investimento) de longo prazo e direcionando gastos para impulsionar o uso de aplicativos e aumentar a fidelidade dos membros. “Nossa base de membros ativos agora é maior do que nunca e está crescendo mais rápido do que nunca… Isso nos dá a capacidade de construir mais tráfego direto, o que nos dá a capacidade de investir na condução de mais tráfego direto”, elucida o CEO.

Além disso, um programa de fidelidade unificado está nos planos da empresa para o próximo ano. “Com o One Key, vamos incorporar clientes da Vrbo entre outros… queremos todos em um balde de fidelidade”, informa Kern. “Vamos normalizar em torno de um valor único para tudo e achamos que nos instalamos em um lugar que será muito bom para os clientes. Eles estão ganhando flexibilidade e a oportunidade de usar o valor em todos os nossos produtos, o que é altamente valioso e sabemos que eles querem isso.”

Investimento em parcerias

Kern também aproveitou a situação para celebrar o crescimento de seus negócios B2B e indicar as oportunidades derivadas da plataforma de tecnologia Open World. “Estamos avançando nessa ideia de externalizar mais nossos recursos como microsserviços. Testaremos muitas outras coisas no próximo ano. E estamos modelando isso com diferentes parceiros”.

“É uma oportunidade real para levar nossos avanços tecnológicos ao setor, ampliar a eficiência de nossos parceiros e, finalmente, expandir o universo de parceiros que podem vender viagens”, destaca Kern. “Isso se aplica ao comércio social e outras coisas, mas estamos realmente em uma posição bastante singular para fazer isso em escala à medida que desenvolvemos esses recursos técnicos. Estamos extremamente otimistas com isso”, finaliza.

(*) Crédito da foto: rerodução/Phocuswire