segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoFestival de cervejas consolida aposta no setor turístico em Atibaia, interior paulista

Festival de cervejas consolida aposta no setor turístico em Atibaia, interior paulista


Evento apresentou 11 marcas de cervejas artesanais produzidas no interior paulista
(fotos: Filip Calixto)

Um copo com meio litro de cerveja serviu como cartão de visita para alguns viajantes que, neste final de semana, escolheram Atibaia como refúgio. A cidade, que ainda tem o morango como sinônimo de suas atrações, encontrou no, até então esquecido, potencial turístico uma das maneiras de ver o almejado crescimento econômico evoluir e concentra esforços nesse sentido. A iniciativa mais recente, foi a Bier Fest – realizada entre sexta-feira (29) e ontem (1) – que ofereceu a bebida feita de cevada em diferentes formatos, cheiros e sabores. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e mostrou a mais de cinco mil pessoas (estimativa da organização) 11 marcas de cervejas artesanais produzidas no interior paulista.

"A cerveja feita de maneira artesanal é um mercado em ascensão. A ideia é que tenhamos um evento com esses produtos inserido na agenda da cidade", pontua Lívio Giosa, secretário de Desenvolvimento Econômico do município. De acordo com o administrador, é ponto pacífico para a gestão municipal que encontros nesses moldes ajudam na imagem e, sobretudo, na reputação da região como localidade com opções de diversão e entretenimento. "São formas de projetar Atibaia para além do que ela é conhecida".
 
Eleita como dona do segundo melhor clima do mundo em um levantamento feito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a cidade que fica a menos de 70 quilômetros de São Paulo testemunhou o crescimento nos eventos há pouco tempo. Segundo representantes da prefeitura, o final do ano passado e os primeiros meses desta temporada catapultaram a contabilidade de realização de congressos, sejam eles realizados em centros de exposição ou em resorts. No entanto não há números precisos sobre o incremento. 


LEIA TAMBÉM


"Estamos estruturando um calendário farto de eventos na cidade, com congressos sobre exportações, conhecimento e outros tantos. Atibaia quer esse tipo de iniciativa. Mas estamos abertos a novos atributos, ideias e novas intenções", afirma o secretário. Com esse panorama começa aparecer a presença da iniciativa privada que é o setor responsável por angariar boa parte dessas convenções. E, para isso a explicação está nos relatórios que controlam a instalação de novas empresas na cidade. De janeiro de 2013 até abril último, mais de cinco mil companhias, de portes variados, instalaram-se.

"Esses são os sinais do movimento que começa a ser desenhado e que achamos que ganhará cada vez mais força. Entendo que estamos diante de um ciclo de desenvolvimento intenso", assegura Giosa, reiterando que a atividade turística está diretamente relacionada a todo esse processo.

Como símbolo da postura que incentiva a realização de encontros convenções variadas, a Bier Fest este ano passa a ser realizada semestralmente. Em novembro acontece a próxima edição, no mesmo local, o Estação Atibaia, e mantendo alguns critérios como a escolha de cervejarias. As escolhidas precisam ser da região e acatar alguns critérios de tipo de bebida e qualidade.

As atrações complementares devem permanecer inalteradas. Dessa maneira ficam mantidos os shows rock and roll; a área infantil com oficinas e binquedos; e a área de alimentação com food trucks. Nesse momento a organização entende que o mais interessante é agregar o máximo de atrações possível para aumentar a participação e ganhar em divulgação. 

Saldo positivo para os meios de hospedagem
Além da população local, os meios de hospedagem são os grandes favorecidos com a onda de convenções na cidade podendo ser dormitório para os participantes ou até mesmo a sede de encontros usando suas áreas de convenções. Atualmente, os grandes empreendimentos que recebem maior números de hóspedes e eventos na cidade são o Tauá Atibaia – que nessa edição foi o parceiro do evento cervejeiro – e o Bourbon Atibaia.

Serviço
www.tauaresorts.com.br
www.estacaoatibaia.com.br
atibaianovo.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viajoua a convite da Bier Fest e do Tauá Atibaia