Se em março a confiança do consumidor chegou ao seu pior nível desde maio de 2020, em abril o indicador voltou a dar sinais de crescimento. De acordo com dados divulgados hoje (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e publicados pelo G1, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 4,3 pontos este mês, para 72,5 pontos. Os números representam recuperação de 44% da queda sofrida no mês anterior.
De acordo com Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens, a recuperação aconteceu em meio a uma redução do pessimismo sobre os próximos meses, mas ainda precisa ser avaliada com cautela. “A melhora foi influenciada pela diminuição do pessimismo das famílias em relação aos próximos meses, mas sem nenhuma percepção de recuperação da situação atual dado o cenário de agravamento da pandemia e dificuldades enfrentadas pelas famílias”, pontua.
Em relação às médias móveis trimestrais, a confiança do consumidor segue em tendência negativa ao cair 1,1 ponto. No mês, o Índice de Situação Atual subiu 0,5 ponto, para 64,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas avançou 6,7 pontos, para 79,2 pontos.
FGV: confiança do comércio
A FGV também divulgou os resultados para o ICOM (Índice de Confiança do Comércio), que teve alta de 11,6 pontos em abril, chegando aos 84,1 pontos e recuperando mais da metade da queda sofrida em março. Em médias móveis trimestrais, o indicador caiu 2,2 pontos, mantendo a tendência de declínio pelo sexto mês seguido.
Em abril, a confiança melhorou em todos os seis principais segmentos do Comércio e nos dois horizontes temporais. O ISA-COM (Índice de Situação Atual) avançou 5,7 pontos, para 81,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas aumentou 17,1 pontos para 87,3 pontos. Em ambos os casos, as altas não compensam totalmente a queda de março (-10,6 e -25,7 pontos, respectivamente).
(*) Crédito da foto: Picaidol/Pixabay