sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMiceFHAN: Jorge Muniz aponta os benefícios da LGPD para o setor hoteleiro

FHAN: Jorge Muniz aponta os benefícios da LGPD para o setor hoteleiro

No dia 18 de setembro de 2020 entrou oficialmente em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Após mais de um ano da sanção da lei, muitos empreendimentos hoteleiros ainda não se adequaram às normas. Se tratando de um setor que trata dados todos os dias, o FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação) convidou Jorge Muniz, CEO da Web Security Consultoria e co-fundador da LGPD Inclusiva para abordar a importância das mudanças operacionais e comportamentais do dia a dia nos hotéis.

“Todos os hotéis e empresas do setor turístico realizam o tratamento de dados em suas ações e precisam estar adequados à lei. Check-in, check-out, room service, todos os processos devem cumprir as normas”, ressalta Muniz.

E para além das adequações, o palestrante salienta que o processo de mudança dará a oportunidade dos hoteleiros conhecerem melhor os próprios empreendimentos. Ele explica que, ao mapear as dinâmicas do hotel, são identificados pontos fortes e sensíveis da operação.


LEIA TAMBÉM


“Desta forma, é possível reduzir custos, uma vez que alinhados os processos internos, os hoteleiros poderão agregar valor e atender as necessidades e expectativas dos hóspedes. Um hotel que atende às normas da LGPD ganha vantagem competitiva frente a concorrência”, pontua.

FHAN: valor agregado

Uma vez que os dados são tratados de forma correta, os empreendimentos poderão oferecer serviços personalizados de acordo com o perfil do cliente. Ainda que 84% dos brasileiros não chequem como as empresas fazem o uso de suas informações, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Open Text, em fevereiro deste ano, chegará o dia em que os consumidores passarão a exigir satisfações.

“Os hóspedes quando tiverem maior maturidade sobre a LGPD começarão a procurar hotéis adequados ou em fase de adequação. Muitos empreendimentos utilizam as redes sociais como o único canal de comunicação com o cliente e, recentemente, ficamos horas sem acesso a essas plataformas. Não podemos confiar apenas em serviços que não temos controle”, acrescenta Muniz.

Em sua fala no dia 5 de novembro, o profissional também destacará a relevância dos treinamentos e noções de segurança da informação aos colaboradores. “É uma mudança de cultura organizacional que traz muitos benefícios. É preciso a conscientização de todos os envolvidos”.

O FHAN acontece dentro da HFN (Hotel & Food Nordeste), entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal