As atividades ocorreram em um hotel da rede Bourbon, em São Paulo
(foto: Filiip Calixto)
Mesmo com o desenvolvimento contínuo do mercado hoteleiro no País, o segmento ainda tem algumas lacunas quanto à formação. O gerenciamento de receitas e a maneira como as estratégias para esse fim são alinhadas – prática conhecida como revenue management – são exemplos desse entrave quanto à sua aplicação. Citando ainda outro gargalo, a maneira como é feita a distribuição de diárias pode entrar na lista. Ponderando questões e possíveis soluções acerca dessas temáticas, o RM Now!, workshop que chega a sua 11ª edição, formou mais uma turma hoje (18), em São Paulo, e nas próximas edições deve chegar a outros Estados.
"O aspecto estratégico que as aulas trouxeram aos participantes foi o elemento que mais me surpreendeu. Acredito que estamos falando de um aprendizado que ajuda em qualquer área dentro de um hotel", comenta Patrícia Garcia, uma das alunas do curso e atuante no departamento de Marketing do Santuário de Aparecida Hotel, no interior paulista. Para a profissional, o aprimoramento profissional é a justificativa e o impulso da realização do treinamento.
A experiência detectada pela paulista é endossada pelo mineiro Sebastião Ricardo Júnior, gerente geral do Hotel Presidente, localizado em Uberlândia. Segundo o executivo, além de ter grande possibilidade de aproveitamento dentro do meio de hospedagem, o treinamento amplia o olhar analítico de quem participa. "O que percebi é que o aprendizado maximiza o costume de trabalhar da forma certa e faz com que valorizemos o contato direto com o cliente".
Quando alerta sobre a aproximação do cliente, Júnior cita a essência da mensagem que as professoras pretendem passar. "Você tem que estar disponível onde o cliente quer te comprar. Seja telefone, site, OTA, GDS", comenta Gabriela Otto – profissional de Distribuição do mercado de Luxo e uma das professoras do RM Now! junto com Waléria Fenatto, professora convidada e especialista no assunto revenue management.
Conforme conta a professora, os mecanismos aprendidos em salas de aula estão relacionados a uma postura que some todos os tipos de comercialização e distribuição. "O ideal é mesclar os tipos de comercialização possíveis. Aqui eles aprendem isso, a como negociar com seus parceiros", resume.
O elemento tecnologia também interfere no conteúdo das aulas. Para a professora, quem atua nos depatamentos de estratégia dentro dos hotéis precisa estar atento ao monitoramento de todas as soluções tecnológicas disponíveis. "Hoje isso está fazendo a diferença no final das contas".
"Outra coisa que a gente aborda bastante aqui e tem a ver com tecnologia é o custo de distribuição, esse é o grande calcanhar de aquiles da hotelaria do mundo todo. Fazer a gestão da distribuição envolve a administração do custo. O empreendimento precisa saber quanto custa cada reserva que faz, seja ela por GDS, site, intermediário, OTA ou central de reservas. Cada uma delas tem um custo e um esforço específico e quanto mais soluções tecnológicas aparecem novas condutas precisam existir", pontua.
Segundo Gabriela, o avanço tecnológico quase cotidiano favorece também os hotéis independentes que estão cada vez mais fortes no sentido de conseguir competir na distribuição de seus produtos. "Talvez não tenham o budget de uma rede mas existem soluções interessantes que se bem trabalhadas mantem eles forte no mercado".
A próxima edição do RM Now acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio no Marina All Suites. As inscrições podem ser feitas no link abaixo.
Serviço
rmnow.com