domingo, 22/setembro
InícioPESSOASLobbyFundador da Phocuswright, Philip Wolf morre aos 64 anos

Fundador da Phocuswright, Philip Wolf morre aos 64 anos

A indústria de viagens perdeu mais uma de suas principais cabeças pensantes das últimas décadas. Após a morte de Arne Sorensen, ex-CEO da Marriott International, faleceu ontem (16), aos 64 anos, Philip Wolf. Fundador da Phocuswright, ele lutava contra uma leucemia e deixa também um legado de bons sérvios prestados ao setor.

Empreendedor se mão cheia, Wolf, após presidir a Travelmation (que hoje pertence à American Express), fundou a Phocuswright em 1994. Três anos depois, foi um dos arquitetos por trás do lançamento da Phocuswright Conference, atualmente um dos principais eventos globais da indústria de viagens e que o Hotelier News cobriu in loco há dois anos. Em 2011, após 17 anos, vendeu a Phocuswright para a Northstar, permanecendo ainda como chairman da companhia até 2013.

Mesmo antes da venda, Wolf mantinha uma intensa atividade empreendedora em paralelo a Phocuswright. Membro do Conselho de Administração e condutor de várias travel techs, também investiu em algumas delas. Na lista estão MakeMyTrip, Hopper, TrustYou, Blacklane, bd4Travel, SmarTours, Mobi Systems, RateGain, Videc e Arival. Posteriormente, algumas dessas startups foram compradas por gigantes como Booking.com e Expedia, caso da TravelJigsaw.


LEIA TAMBÉM


Wolf era graduado em Políticas Públicas pela Duke University, possuindo ainda um MBA pela mesma instituição e outro pela Vanderbilt University, ambas dos Estados Unidos. Participou ainda, como palestrante, de cursos de institucionais reconhecidas globalmente na área de hotelaria, caso da Cornell School of Hotel Administration.

Philip Wolf: pioneiro

Em seu perfil no LinkedIn, o empreendedor norte-americano mantinha uma definição interessante sobre a empresa que fundou. “Estudamos a indústria de viagens online desde que ela era um mercado pré-web ‘zero bilhão’ de dólares até se tornar a gigante que é hoje. Ponto!” E, de fato, não há exagero nenhum no pioneirismo da companhia dentro do setor, sempre estimulando inovações e apontando caminhos para o segmento com seus estudos, análises de tendências e “descobrimento” startups.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International