sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoGastos com turismo subiram muito em 2022, diz Itaú

Gastos com turismo subiram muito em 2022, diz Itaú

Consolidando a retomada do turismo após períodos agudos de crise, os brasileiros voltaram a viajar. Para celebrar o Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro, o Itaú Unibanco divulgou um levantamento animador. Os gastos com viagens voltaram a crescer — apenas nos últimos oito meses de 2022, o consumo no setor aumentou 148% frente ao mesmo período de 2021.

Os dados são oriundos da Análise de Comportamento de Consumo, estudo desenvolvido pelo Itaú Unibanco. O número considera os gastos com turismo dentro e fora do país, apontando saltos ainda mais expressivos no recorte internacional, com alta de 422%.

O levantamento considera compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e vendas transacionadas nos sistemas da Rede Itaú — empresa de meios de pagamento do banco. De acordo com a pesquisa, o consumo no setor — tanto nacional quanto internacional — já superam os patamares pré-pandêmicos.


LEIA TAMBÉM


Em julho de 2022, período aquecido pelas férias escolares, o aumento do consumo foi de 93% no turismo nacional e de 360% no internacional — ambos quando comparados com o mesmo mês em 2021.

gastos com turismo - grafico 1

Faixa etária e regionalidade

No recorte por faixa etária, a geração Y ainda é a que tem maior representatividade nos gastos, mas são os zennials que têm avançado mais, com um aumento de 263% nos gastos no setor em julho, e salto de 716% considerando apenas o turismo internacional.

Entre os países que estão em destaque nos destinos fora do país, alguns tiveram aumento relevante na procura pelos brasileiros em 2022. Os destaques são Israel (+739%), Grécia (+666%), Chile (+633%), Argentina (+592%) e Itália (+574%), considerando o consumo total entre janeiro e agosto, na comparação com o mesmo período de 2021.

gastos com turismo - grafico 2

(*) Crédito da foto: Elizeu Dias/Unsplash