segunda-feira, 23/setembro
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Gastronomia e viagem solo ganham força, diz pesquisa da Marriott

Um estudo recente conduzido pela Marriott International, em parceria com a Appinio, revelou as principais preferências de viagem dos turistas de CALA (Caribe e América Latina) para 2025. Focado em bem-estar, sustentabilidade e experiências autênticas, o levantamento mostra tendências que devem influenciar o setor nos próximos anos.

Com 75% dos entrevistados destacando as férias como essenciais para o bem-estar, o estudo reflete um aumento no interesse por viagens regeneradoras. Esse tipo de viagem, que prioriza o relaxamento, vem ganhando popularidade e se tornou uma prioridade orçamentária para 67,7% dos respondentes.

A sustentabilidade também é um fator crescente, com 80% dos participantes afirmando que aspectos de ecoturismo são fundamentais na escolha de destinos. A busca por conexões autênticas e experiências personalizadas, com destinos pouco explorados, tem atraído especialmente aqueles que procuram imersão cultural e interações significativas.


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O estudo apontou a forte preferência por resorts all inclusive, onde 93,4% dos entrevistados valorizam a conveniência e o custo-benefício. Além disso, as viagens em família e com companheiros(as) continuam em alta, com mais de 65% planejando realizar ao menos uma viagem em família no próximo ano. “O desejo por viajar permanece sólido, com 90% dos entrevistados planejando suas próximas viagens”, destaca Brian King, presidente da Marriott International para CALA.

Tendências para 2025 e novas experiências

Os resultados sugerem que a gastronomia local será um dos principais motivadores de viagens em 2025, especialmente para a Geração X, que valoriza experiências culinárias autênticas. Outro destaque é o crescimento da viagem solo, que atrai 53% dos entrevistados, especialmente das gerações Millennial e Z, que buscam flexibilidade e autodescoberta. Destinos como México, Colômbia e Brasil continuam ganhando popularidade entre os viajantes da região, por sua diversidade cultural e oportunidades de interação com as comunidades locais.

Canais digitais e redes sociais como ferramentas essenciais

As plataformas digitais seguem essenciais no planejamento de viagens, com sites, blogs e redes sociais sendo as fontes mais consultadas. Entre os entrevistados da geração Z, 70% afirmam usar as redes sociais como fonte de inspiração e informação. Embora a influência de agentes de viagens ainda seja relevante para essa geração, as plataformas online continuam moldando o comportamento de planejamento turístico.

Com base nessas tendências, o setor de viagens deve se adaptar às novas expectativas dos turistas de CALA, com foco em bem-estar, sustentabilidade e personalização das experiências. “O nosso compromisso é entender e atender essas demandas emergentes”, finaliza King.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International