sábado, 21/setembro
InícioMercadoGoverno dá sinal verde para União Brasil trazer troca de comando no...

Governo dá sinal verde para União Brasil trazer troca de comando no MTur

Ao que tudo indica, mudanças no MTur (Ministério do Turismo) já são dadas como certas. Após certa resistência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval ao União Brasil para substituir Daniela Carneiro, atual líder da pasta. Considerada distante da bancada, a ministra ainda está em processo, ao lado de outros cinco deputados do Rio, um processo para mudar de partido sem perder o mandato.

Daniela busca se filiar ao Republicanos — partido ao qual pertence Waguinho — seu marido e prefeito de Belford Roxo (RJ). O maior cotado para assumir o MTur é Celso Sabino (União Brasil-PA), aliado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O anúncio ainda não foi oficializado, mas a mudança deve ocorrer a partir de terça-feira (13), e terá que ser seguida por votos a favor do governo. Luciano Bivar, presidente do União Brasil, defendeu a troca de comando da pasta.


LEIA TAMBÉM


“O Planalto sabe que o Sabino é o nome da nossa preferência, goza de grande prestígio junto à bancada, tem boa interlocução com todos os líderes partidários e condições de fazer um belo trabalho, tanto no ministério, quanto na articulação com os nossos quadros, trazendo apoios”, afirmou de acordo com o jornal O Globo.

O histórico da ministra

Daniela foi a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro nas últimas eleições, sendo eleita pela segunda vez consecutiva ao cargo legislativo. A ministra assumiu a pasta na divisão de ministérios feita pelo PT com a base aliada.

Antes de se eleger em 2018, Daniela havia atuado na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Ao contrário do esperado pelo trade, a ministra não contava com experiência na indústria turística ao assumir a liderança da pasta.

(*) Crédito da foto: Renato Vaz/Embratur