domingo, 22/setembro
InícioMercadoGoverno de SP assina parceria para viabilizar importante rota turística

Governo de SP assina parceria para viabilizar importante rota turística

O governo de São Paulo, por meio da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), assinou hoje (21), em Juquitiba (SP), um protocolo de intenções com a Associação Dakila Pesquisas. A parceria tem o objetivo de desenvolver o Caminho Peabiru, rota turística transcontinental indígena, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

Estiveram presentes no evento Urandir Fernandes, presidente da Associação Dakila Pesquisas; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Marcelo Jacob Machado, secretário de Turismo de Juquitiba; Ayres Scorsatto, prefeito da cidade; Geovani Caceres, secretário de Turismo e Cultura de São Lourenço da Serra, entre outros nomes.

“Estamos iniciando um capítulo importante do turismo. Nesse momento, reforçamos o esforço que tem sido feito pela Associação Dakila, que já vinha trabalhando para desenvolver essa importante rota do estado”, afirmou Lucena.


LEIA TAMBÉM


“Essa é uma rota turística pouco conhecida, mas muito importante para os brasileiros, que com certeza vai render muitos resultados positivos”, complementou Fernandes.

Roberto Lucena
Lucena destacou os benefícios da rota

Desenvolvimento do turismo

Lucena pontuou que, por meio da assinatura do protocolo, o estado de São Paulo mapeará informações culturais e científicas para criar uma rota turística de aventura e contemplação.

“O projeto prevê uma série de ações de inovação, tecnologia e sustentabilidade. É uma rota que passa por São Paulo, Paraná e vai até o Peru. No Brasil, ela foi utilizada por diversas tribos indígenas”, reforçou o secretário sobre a assinatura da parceria, destacando que a estimativa é de que o Caminho do Peabiru passe por 25 cidades paulistas.

Segundo ele, as pesquisas que envolvem a rota fornecerão dados que ajudarão a repensar pontos da história de São Paulo e do Brasil.

Fernanda Lima, diretora do projeto para viabilizar a rota, celebrou a parceria e pontuou que as expectativas são positivas. “Com essa iniciativa, a hotelaria será muito aquecida com a alta da demanda turística. Estamos trabalhando e concentrando nossos esforços em fazer esse trabalho da melhor forma possível”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News