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Gramado celebra 2022 recorde, mas autorreflexão se mantém necessária

A autorreflexão é para poucos, pois nem todos querem ou têm a humildade de olhar para dentro para entender as próprias falhas e rever atitudes. Gramado, felizmente, teve. A proximidade do Natal Luz — época nobre de demanda na Serra Gaúcha — era motivo de preocupação em 2022, uma vez que a procura pelo destino estava aquém do esperado. Com performances abaixo dos índices historicamente observados, o trade turístico fez o dever de casa para identificar quais pontos precisam ser ajustados.

A reportagem veiculada pelo Hotelier News em dezembro do ano passado mostrava certa insatisfação de alguns profissionais quanto ao modus operandi do setor. Com o turismo internacional retornando às prioridades de viagem dos mais endinheirados, passagens aéreas com preços lá em cima e poder de compra do brasileiro afetado pela crise política e econômica, Gramado sentiu a demanda ceder.

Para refutar os argumentos de que o destino gaúcho estaria passando por momentos difíceis, a Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, associação empresarial sem fins lucrativos, compartilhou com a nossa reportagem alguns números de Gramado em 2022.


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A associação reconhece que o ano passado foi um período de alteração na sazonalidade da ocupação hoteleira, com mudanças no perfil e origem dos turistas. Não obstante, Gramado registrou em 2022 um recorde de movimentação turística. Até novembro, a cidade recebeu mais visitantes do que em qualquer outro ano inteiro, considerando o acumulado de janeiro a dezembro, desde 2018.

De acordo com a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), entre janeiro e novembro de 2022, Gramado contabilizou a entrada de 2.575.682 veículos, o que, proporcionalmente, corresponderia à estimadas 9.907.933 visitas. Ou seja, considerando o mês de dezembro, a cidade superaria a marca de 10 milhões de visitas em um ano.

Perfil de público

Quanto ao perfil de público, em 2019, 48% dos visitantes pertenciam às classes A e B, segundo o estudo da Visão. Número que cresceu com o fechamento das fronteiras nos últimos dois anos. Para a associação, o comportamento do turista de alto padrão mostrou como Gramado é uma das primeiras opções de destino desse viajante.

“A expressiva redução do poder de compra das famílias que temos observado por questões inflacionárias atingiu, não apenas Gramado, mas vários outros destinos brasileiros, que neste último trimestre perceberam um certo esvaziamento ou queda no faturamento, sobretudo dos turistas que dependem de transporte aéreo devido à elevação tarifária (este público concentra entre 60% e 70% dos visitantes de Gramado)”, diz o estudo.

Quanto aos valores praticados no destino, a Visão afirma que não há falta de noção da realidade, mas sim “problemas na percepção de valor de algumas experiências” , salientando que Gramado oferece uma diversidade de atrativos para todos os tipos de público.

Em sua autorreflexão, a associação avalia a baixa demanda no último trimestre como consequência da redução do transporte aéreo, preços das passagens e preferência por viagens mais curtas.

Santa Catarina, um dos maiores emissores de turistas do destino, por exemplo, sofreu com os danos causados pelas chuvas, afetando fortemente as estradas desde a segunda quinzena de novembro. Já o gaúcho, segundo publicação do jornal Zero Hora, observou queda de 9,16% no seu poder de compra desde o início da pandemia.

Revisão do Natal Luz

Segundo a Visão, as tendências de busca no Google já apresentavam queda no interesse pelo evento nos últimos anos. Os números já ligavam um sinal de alerta para o trade turístico, que entendeu que o Natal Luz precisa se reinventar após duas décadas no mesmo formato.

Nos últimos dois anos, o interesse em buscas do Google correspondeu a menos de 40% da procura que o evento correspondia em 2009, de acordo com dados do Google Trends. “Mas essa queda de interesse no evento não se observa na busca pelo destino Gramado. Corrobora a afirmação a pesquisa realizada em 2020 pela Gramadotur, junto a 3,4 mil brasileiros: 68% do público apontou que disfrutar da cidade de Gramado por si só seria a expectativa no Natal Luz”, afirma o estudo.

O evento este ano também foi alvo de declarações como a do vereador Professor Daniel (PT), que criticou a Gramadotour, dizendo que o Natal Luz de 2022 foi um fracasso. “Não adianta tapar o sol com a peneira. Todo mundo está vendo que o Natal Luz deste ano foi um fracasso. A Gramadotur tem problemas sérios e precisa passar por uma reestruturação”, pontuou, segundo divulgado pelo site Caique Marquez.

Para o vereador, a autarquia precisa se responsabilizar pelos atos de vandalismo ocorridos na madrugada do Réveillon. “Não adianta a Gramadotur emitir nota dizendo que o evento era deles até certa hora e que depois eles não tinham nada com isso. Por favor! Assuma a responsabilidade. A segurança de todo o evento é de responsabilidade da autarquia sim!”, criticou.

A resposta do trade é uma constante discussão entre lideranças empresariais, acadêmicas e governo para tomadas de decisão em conselhos municipais e regionais. O setor aposta na experiência de mais de 50 anos na realização de eventos de grande porte para rever o Natal Luz e assim, proporcionar uma experiência nova ao turista.

“É um momento crucial para que a cidade busque a expertise disponível no mercado e oportunize maior participação da iniciativa privada, onde as inovações sempre acontecem de forma mais fluida”, pondera a associação.

Dever de casa

Entre os “deveres de casa” da cidade para a área do turismo, o trade destaca algumas prioridades:

• Atuar na promoção turística de forma mais estratégica no Brasil e no exterior, a fim de que a capacidade do setor de hospitalidade não seja subaproveitada, e que tampouco ocorra overtourism: a massificação do destino prejudicaria a experiência e promoveria a sua estagnação;

• Manter o foco na qualidade da experiência ofertada, considerando, em cada empreendimento, a segmentação do público e evitando concorrência predatória, que poderia prejudicar o consumidor e a reputação do destino;

• Continuar investindo em segurança, a fim de que a cidade e região sigam como referências de turismo seguro no país;

• Desenvolver de habilidades bilíngues ou trilíngues na força de trabalho. Há inúmeras oportunidades oriundas da internacionalização do destino;

• Desenvolvimento de obras estruturantes, como novas vias para redução de gargalos de trânsito e a construção de um terminal turístico rodoviário na cidade adicionado a novos sistemas de transporte público, para retirada do movimento de ônibus turísticos e do movimento de automóveis de áreas mais sensíveis à mobilidade urbana;

• A continuidade da reflexão sobre o Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias, em pauta há vários anos, e as obras de interligação com o novo Aeroporto de Caxias do Sul – Vila Oliva.

• Um melhor aproveitamento das oportunidades de atuação regional com outros municípios da Serra Gaúcha, entendido que, no aspecto de marca e mercado, o destino Gramado vai além das fronteiras do município: é composto pelas ofertas combinadas de diversos municípios da Serra Gaúcha.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Gramado Oficial