O ano passado foi marcado por pipelines robustos das principais redes hoteleiras mundiais. Enquanto a Hyatt Hotels encerrou 2023 com 127 mil UHs em desenvolvimento a nível global, Marriott International e Hilton Hotels não ficaram atrás. Os dois grupos hoteleiros investiram pesado em expansão e forte crescimento líquido de quartos.
A Marriott finalizou 2023 com recorde de contratações globais, totalizando alta de 52% em UHs orgânicas assinadas no ano passado frente a 2022. Já o crescimento líquido de acomodações subiu 4,7% no período na mesma base comparativa.
Durante 2023, a empresa assinou um número recorde de contratos de gestão orgânica e de franquia – uma média de quase 2,5 negócios por dia – representando aproximadamente 164 mil quartos em todo o mundo.
Nos EUA e Canadá, a maior região da Marriott, a empresa assinou um recorde de 91 mil quartos, 37 mil dos quais foram resultado do acordo de licenciamento estratégico da empresa com a MGM Resorts International.
A rede também registrou uma expansão robusta nas contratações fora da América do Norte, com um recorde de quase 73 mil quartos orgânicos assinados em 74 países e territórios, com destaque para China, Vietname, Japão, Emirados Árabes Unidos, México, Turquia, Arábia Saudita, e Índia. No final de 2023, o pipeline de desenvolvimento global da Marriott totalizava quase 3,4 mil hotéis e cerca de 573 mil quartos — um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior.
No final de 2023, o portfólio da Marriott consistia em quase 8,8 mil propriedades e mais de 1,5 milhão de quartos em 139 países e territórios. A rede adicionou mais de 400 hotéis e quase 64 mil UHs em 2023. A empresa também concluiu a aquisição do portfólio da marca City Express, trazendo 150 empreendimentos adicionais e aproximadamente 17,5 mil acomodações, consolidando seu plano de expansão.
“A Marriott continua focada em oferecer mais marcas e experiências de primeira classe para atender à forte demanda dos consumidores por viagens”, disse Anthony Capuano, presidente e CEO da rede. “À medida que continuamos a expandir o nosso portfólio global de marcas, a aumentar a nossa plataforma de fidelização Marriott Bonvoy e a fornecer ofertas inovadoras à nossa comunidade de proprietários e franquias, continuamos a satisfazer as necessidades dos hóspedes em todos os fins de estada em todo o mundo. Estou entusiasmado com o nosso impulso enquanto nos esforçamos para conectar as pessoas através do poder das viagens.”
Hilton
Antes de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2023, a Hilton atualizou seus números de expansão de pipeline. De acordo com a empresa, o período foi “o trimestre de desenvolvimento mais forte da história”.
No trimestre passado, a rede abriu 132 hotéis (24 mil UHs), contribuindo para o resultado anual de 395 empreendimentos inaugurados (63 mil quartos) — gerando o incremento de 4,9%.
A Hilton contratou quase 1 mil hotéis com 130 mil quartos, mais do que em qualquer outro ano de sua história, um aumento de 45% em relação ao ano anterior e acima dos níveis pré-pandemia.
O pipeline da empresa é agora o maior da sua história, com quase 3,3 mil hotéis, totalizando mais de 462 mil quartos, e o início da construção aumentou 15% em relação a 2022 e aproximou-se dos níveis pré-pandemia. De acordo com estimativas da Hilton, aproximadamente um em cada cinco quartos de hotel em construção em todo o mundo deverá integrar o portfólio do grupo.
“Nossa equipe está entregando resultados robustos, apoiados pelo poder de nossas marcas, nossa cultura premiada e fortes motores comerciais”, disse Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton, em comunicado. “Continuamos a nos sentir muito bem com nossa orientação anterior de crescimento unitário líquido de 5,5% a 6,0% em 2024, com fortes indicações em direção ao limite superior da faixa com base no impulso positivo que estamos vendo nas contratações e no início da construção.”
A Hilton encerrou 2023 com mais de 7,5 mil propriedades em 126 países e territórios. Em média, mais de um novo hotel por dia foi adicionado ao portfólio global da empresa. A ocupação também atingiu um nível recorde, com mais de 213 milhões de viajantes hospedados em propriedades do grupo em todo o mundo.
(*) Crédito da capa: Divulgação/Hilton
(**) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International