domingo, 22/setembro
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Hibou: 41,7% dos brasileiros são a favor de passaporte vacinal em eventos

Com o objetivo de entender a expectativa dos brasileiros quanto ao retorno das atividades presenciais, a Hibou, em parceria com a Scoregroup, realizou uma pesquisa sobre “Eventos fora de Casa”. De acordo com o levantamento, 41,7% dos respondentes são a favor da exigência do passaporte vacinal para a entrada em eventos. O estudo, executado entre 9 a 13 de fevereiro deste ano, contou com a participação de 1957 pessoas.

Governos de diversos estados como São Paulo e Ceará exigem a apresentação do documento. Apesar do avanço da imunização e o relaxamento das restrições, o vírus e suas variantes continuam a preocupar 43,4% dos brasileiros. Cerca de 21,1% saem apenas quando necessário, evitando aglomerações, mas apenas 1,4% evitam sair completamente, isolando-se o máximo possível.

Em contrapartida, quase metade da população (49,2%) demonstra pouca apreensão com o coronavírus e apenas 7,3% não estão preocupados. Já 16,7% das pessoas retomaram as atividades fora de casa, enquanto 36,2% estão saindo com algum cuidado, ainda assim de forma menos rígida quanto no ano passado.


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Comportamento do consumidor

Para traçar um perfil dos consumidores em meio ao novo contexto, a pesquisa também avaliou os principais costumes dos brasileiros durante a pandemia. Destacam-se filmes e séries como principal programação (66,1%), dormir como momento de alegria (48,5%) e comer (35,8%). Entre as outras opções de lazer em casa estão: ouvir música (31,2%), conversar com amigos e/ou familiares (27,2%); cozinhar (25,7%); arrumar e/ou limpar a casa (20,8%); ler (19,8%); trabalhar (12%); praticar atividades físicas (8,8%); estudar (8,6%) e preparar drinks (4,8%).

Durante o isolamento, o que o brasileiro mais tem saudade? Encontrar os amigos foi mencionado por 42,3%; rever a família (42,1%); viajar (39,9%), ir a bares ou restaurantes (33,7%); receber amigos em casa (28%), entre outras.

“Outras atividades surgiram como solução e essa nova forma de diversão destacou o consumo de plataformas de streaming, por exemplo. Neste novo momento de flexibilização, todos querem retomar a rotina, rever amigos e fazer seus programas preferidos fora de casa”, analisa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

Carnaval 2022

Este ano, uma das alternativas adotadas foi o adiamento do Carnaval de fevereiro para abril. Sobre a medida, a Hibou aponta que 83,4% concordam que foi a melhor alternativa para preservar a saúde das pessoas; 20,7% pensam que o feriado deve continuar mesmo sem as festas; 4,3% acreditam que desfiles e blocos vão acontecer com mais segurança; 3,6% pensam que não havia necessidade de adiar ou cancelar os eventos e para 3%, os bloquinhos vão acontecer este mês.

Para 49,4% dos brasileiros passarão o feriado maratonando filmes ou séries na TV; 38,3% vão aproveitar para descansar um pouco; 26,8% pretendem passar mais tempo com a família; 17,8% vão se dedicar à leitura, jogos e outras atividades em casa; 13,5% vão ficar em casa com amigos; e 3,6% pretendem formar plateia no sofá e assistir aos desfiles das escolas de samba.

Há ainda uma minoria que busca festividades carnavalescas em fevereiro. Apenas 0,5% pensam em frequentar bailes e eventos; 0,4% pretendem ir ao sambódromo; 0,3% querem participar de bloquinhos em sua cidade, e 0,2% desejam ir a ensaios de escolas de samba.

De volta à atividade

Após o auge do isolamento, no primeiro semestre de 2021, os brasileiros estão fazendo o que foram privados, como: encontrar a família (54,8%); ir a bares ou restaurantes (32,6%) e reunir os amigos nos finais de semana (28,1%). Além desses, a ida a parques e/ou praças (26,5%); praia (23,3%); churrasco com amigos (20%); academia (19,7%); festas fechadas (13,6%); viagem pelo Brasil (12%); viagem para o exterior (5,9%), também foram apontados.

Ao saírem, 40,4% dos brasileiros afirmam que ficam muito felizes ao frequentar restaurantes, por exemplo; embora 9,3% ainda não se sintam seguros para programas fora de casa.

“Com a nova realidade, após tanto tempo em casa, os compromissos domésticos se tornaram frequentes e deram um novo olhar sobre a diversão e como passar o tempo. Mas é impossível afirmar que os passeios e saídas não fizeram falta, situações simples como comer fora ou encontrar amigos ganharam uma nova proporção”, completa a coordenadora da Hibou.

Limitação de público

Para metade da população (50,1%) os locais que limitam o público são os maiores atrativos para sair de casa. A manutenção de protocolos como o uso de máscara é um ponto em comum para 44,3%, a higienização completa do local entre uma sessão e outra agrada a 39,6%; e a exigência de passaporte de vacina é favorável a 41,7% dos brasileiros. Caso as pessoas de confiança voltem às atividades presenciais, 3,2% dos entrevistados se sentiriam influenciados a seguir o mesmo comportamento.

Grandes eventos e viagens

Os shows, espetáculos e festivais de música estão gradualmente retornando e dividindo opiniões. Apenas 8% dos entrevistados pensam que está na hora de retomar as atividades como antes, enquanto 35,6% dos brasileiros acreditam que os grandes eventos nem deveriam ser liberados e outros 20% acreditam que as programações devem ser acompanhadas de casa.

(*) Crédito da foto: Victoria_Borodinova/Pixabay