terça-feira, 12/novembro
InícioSustentabilidadeHilton Copacabana forma mais uma turma no projeto Pretonomia

Hilton Copacabana forma mais uma turma no projeto Pretonomia

O Hilton Copacabana celebrou em abril a formatura da segunda turma do projeto Pretonomia, que capacita gratuitamente profissionais pretos e moradores de regiões periféricas do Rio de Janeiro para inclusão no mercado de trabalho. O programa, que é uma extensão do curso de gastronomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é realizado em parceria com o MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro).

A segunda turma teve 277 inscrições, formou 16 profissionais em 4 semanas de aulas teóricas e práticas de culinária, cidadania e gestão, com ênfase em empreendedorismo, sob orientação do Chef Pablo Ferreyra, coordenador do curso no hotel. Premiado dentro da própria Hilton, a iniciativa busca fortalecer a culinária africana, promover a formação cidadã, combater o racismo e aumentar a representatividade de pessoas pretas e pardas na gastronomia.

Tereza Guimarães, diretora de Recursos Humanos Cluster da Hilton, destaca a importância do projeto. “É uma honra para o Hilton Copacabana ser parceiro de um projeto tão transformador. Esperamos que o Pretonomia seja exemplo de cidadania e inclusão”, comenta.


LEIA TAMBÉM


Além de fornecer espaço e auxílio logístico, o hotel oferece café da manhã, almoço e itens essenciais para os uniformes dos alunos. Breno Cruz, idealizador do Pretonomia, comemora o sucesso do curso e enfatiza a importância da parceria com o Hilton Copacabana, recentemente vendido em uma transação milionária. “A segunda turma do Pretonomia teve, mais uma vez, toda a potência da nossa ancestralidade de diferentes formas. A parceria com o Hilton Copacabana foi muito importante para a construção dessa linda história”, diz.

E os alunos?

Cenira Cecilio, uma das alunas, destaca a experiência enriquecedora. “Aprendemos sobre gastronomia na prática e tivemos uma parte teórica muito valiosa, ouvindo as experiências dos chefs e sobre letramento racial. Agora, quero iniciar novos projetos e atuar na confecção de buffets para eventos”, revela.

Ana Paula Figueiredo, outra formanda, destaca a mudança que o curso trouxe para sua vida. “Participar do Pretonomia foi um divisor de águas. Estou no caminho certo para a construção do meu sonho e já estou aplicando os conhecimentos na minha empresa. Espero incentivar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Copacabana