Com 2025 batendo à porta, a Hilton Hotels apresenta seu Relatório de Tendências de Viagens para o ano vindouro. Seguindo alguns padrões de consumo consolidados em 2024, os viajantes devem priorizar o bem-estar e a saúde mental, assim como a gastronomia e a sustentabilidade se manterão como divisores na decisão de compra dos viajantes.
À medida que o boom de viagens de lazer pós-pandemia se normaliza, os viajantes pesquisados no Relatório de Tendências anual da Hilton estão procurando combinar seu desejo de relaxar e recarregar as energias com aventuras e experiências de alto impacto para maximizar seu tempo e investimento financeiro.
“Nosso Relatório de Tendências de 2025 revela o que vem fervendo há anos – a intersecção de trabalho e diversão; de relaxamento e aventura; de estar sozinho, mas junto. Os viajantes não querem apenas escolher sua própria aventura – eles querem maximizar cada momento de seu tempo fora”, diz Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton.
As descobertas do relatório foram reveladas após uma extensa pesquisa global, envolvendo 13 mil viajantes em 13 países, incluindo o Brasil, feedback de mais de 4,1 mil membros da equipe Hilton e entrevistas em profundidade com dezenas de especialistas em viagens da rede.
Tendências globais
Os destaques do estudo incluem:
- Retiros de sono e Hurkle-Durkling: um em cada cinco viajantes globais se entrega ao Hurkle-Durkling, a expressão escocesa para “ficar na cama o dia todo” durante as férias, e mais de um quarto dos respondentes reserva um spa ou tratamento de bem-estar para melhorar seu sono.
- “Viagem no tempo” e “viagem lenta” aceleram: 58% dos viajantes globais que viajam com os filhos revisitam destinos de sua infância, abraçando a nostalgia, e 52% dos turistas brasileiros visitam o mesmo destino ano após ano. Já um em cada quatro viajantes de lazer planeja explorar o mundo e diferentes culturas em 2025, adotando a tendência da viagem lenta, ou seja, o ato de viajar e mergulhar em um destino por um longo período como um morador local para vivenciar totalmente a cultura.
- Desintoxicação digital: 24% dos viajantes globais admitem se desconectar das mídias sociais mais do que costumavam fazer durante as férias.
- Viagem de alta tecnologia: 63% dos viajantes dão importância à opção de uma chave digital do quarto, que lhes permite ir direto para a acomodação sem passar pela recepção.
- Pet-friendly: 25% dos MeMooners, ou viajantes solo, costumam viajar a lazer com seus animais de estimação – mais frequentemente do que a média dos turistas a lazer (19%). Dos mercados pesquisados, os viajantes a lazer brasileiros estão entre os mais propensos a planejar viajar com um animal de estimação em 2025.
- Frolleagues: hoje, quase 30% dos viajantes de lazer do mundo costumam viajar com frolleagues, amigos que também são colegas de trabalho.
- Efeito Gen Alpha: 70% dos entrevistados globais com filhos escolhem destinos de férias com base nas preferências das crianças e dois em cada três viajantes brasileiros costumam buscar experiências autênticas e locais para aproveitar com seus descendentes.
- Viagens solo: 64% dos viajantes solo consideram um bom livro seu companheiro de viagem favorito.
- Experiências gastronômicas: quase um em cada cinco viajantes globais a lazer planeja procurar novos restaurantes ou experiências culinárias em suas viagens, e 50% de todos os turistas fazem reservas em restaurantes antes dos voos.
- Evolução da curiosidade sóbria: só no ano passado, um em cada quatro viajantes globais reduziu ou interrompeu o consumo de álcool, refletindo a tendência da prática consciente de moderar o ritmo e o volume da ingestão de bebidas alcoólicas.
- Viagem suave: mais de um em cada cinco viajantes de lazer planejam uma escapada para autodescoberta ou saúde mental quando viajam a lazer, optando por “viagens suaves” ou viagens que incentivam a simplicidade ou a espontaneidade.
- Aumento nos esportes: de 2019 a 2024, a receita de vendas esportivas da Hilton Worldwide triplicou em volume, sendo 80% impulsionada por esportes juvenis ou amadores.
“A Hilton continua a inovar para atender às necessidades dos viajantes globalmente por meio de um portfólio incomparável de marcas líderes do setor, além de parcerias exclusivas que criam mais experiências para os hóspedes sonharem. Expandimos as experiências de hotéis de luxo com a adição de quase 400 propriedades boutique da requintada coleção Small Luxury Hotels of the World, até sua parceria exclusiva com a principal empresa de hospitalidade ao ar livre AutoCamp, a Hilton está fornecendo experiências de estada excepcionais para cada viajante e para cada ocasião”, reforça Nassetta.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Hotels