Com a hotelaria brasileira trilhando o caminho da retomada, recuperar os níveis de demanda de 2019 é uma das prioridades do setor. No Holiday Inn Manaus não teria por que ser diferente: o empreendimento atingiu, no segundo semestre deste ano, 65% de ocupação, alcançando patamares de pré-pandemia. A informação é de Juliana Amaral, gerente geral do hotel, em entrevista ao Hotelier News.
“No primeiro semestre, tivemos 60% de ocupação, índice 35% superior ao mesmo período do ano passado, mas ainda 15% abaixo se compararmos com 2019. Já no segundo semestre, com a demanda de turismo cada vez mais aquecida, conseguimos equilibrar com o nível pré-pandemia”, revela.
A executiva explica que o desempenho também é creditado, em grande parte, à mudança de estratégia do empreendimento, que passou a focar no bleisure – tendência que une viagens de negócios e experiências de lazer.
“Isso aconteceu, também, por conta do alto preço das passagens aéreas. Para justificar as altas tarifas, as pessoas têm optado por estender sua permanência no destino e conhecer os atrativos turísticos”, complementa Flávia Rocha, diretora de Vendas do Holiday Inn Manaus, que é administrado pela IHG Hotels & Resorts.
Perspectivas
Segundo Juliana, as perspectivas para os últimos três meses de 2022 são positivas, devido principalmente ao desempenho que o hotel vem tendo até então. “Este ano realmente nos surpreendeu. Em 2021, estivemos reticentes em relação às expectativas, mas 2022 está sendo muito bom. Hoje, nossos resultados já estão 25% acima do previsto no orçamento”, diz.
“E esses resultados também incluem a diária média, que está 20% acima do projetado para o ano, e o RevPar, que superou 2019 também em 20%”, afirma Juliana. “E, obviamente, esses resultados também satisfazem os proprietários, já que o Holiday Inn Manaus opera no modelo condo-hotel”, completa.
A gerente da propriedade explica que, baseado no desempenho deste ano, o cenário para 2023 também é bastante otimista. “No ano que vem, a demanda de eventos – como os esportivos – em Manaus deverá crescer consideravelmente. E se as expectativas são boas para o destino, obviamente a hotelaria também se anima. Estamos projetando de 10% a 12% de crescimento em relação a este ano”, explica Juliana.
As executivas destacam que essa demanda vai ajudar a mesclar o perfil do cliente. “Hoje, 80% do nosso público ainda são de perfil corporativo. Mas acredito que, como o bleisure ganha espaço, ele será bem mais diversificado”, diz a gerente.
Renovações
Com o intuito de garantir a melhor experiência possível para os hóspedes, o hotel tem investido em melhorias estruturais e em serviços. “Estruturamos mais uma equipe de atendimento na recepção e também realizamos melhorias nos apartamentos, instalando smart TVs, roupas de cama e estofados com maior facilidade de higienização, entre outros pontos, para garantir mais conforto e assegurar que estamos sempre nos modernizando”, diz Juliana.
Atualmente, o hotel conta com 240 apartamentos e projeta realizar retrofit em todos os 12 andares de apartamentos. “Estamos fazendo esse processo de melhoria nos apartamentos, que já foi iniciado em dois andares, e até o final do ano deveremos fazer em mais três”, ressalta.
“No ano passado, estávamos bastante conservadores, mas já nos primeiros meses deste ano, houve um comportamento bastante positivo e a hotelaria tem que ‘surfar a onda'”, finaliza a gerente.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Holiday Inn Manaus