quinta-feira, 14/novembro
InícioNEGÓCIOSExpansãoHotel Bar Brahma é promessa temática no centro de São Paulo

Hotel Bar Brahma é promessa temática no centro de São Paulo

O Marabá Hotel faz parte da história da hotelaria paulistana. Fundado em 1940, o empreendimento ficou fechado por quase um ano. Em abril, foi reaberto sob gestão da Fábrica de Bares — empresa que administra algumas casas icônicas da capital paulista — como Orfeu, Bar dos Arcos e Bar Brahma. Ainda operando com o nome original, o imóvel passará por transformações até se tornar o Hotel Bar Brahma, com proposta temática que reúne hospitalidade, entretenimento, cultura e gastronomia.

O hotel chega para somar com a revitalização do Centro Histórico de São Paulo, que vem ganhando maior notoriedade com a abertura de novos polos culturais e gastronômicos. Localizada na Avenida Ipiranga, a propriedade será uma extensão do Bar Brahma, unindo a expertise em A&B (Alimentos & Bebidas) da Fábrica de Bares à hospitalidade.

“Nos entendemos mais do que operadores de bares e restaurantes, mas como um grupo de entretenimento. A partir disso, começamos a abrir outras oportunidades de negócios a partir de pesquisas de movimentos que já vêm acontecendo fora do Brasil. Muitos grupos gastronômicos avançaram para a hotelaria”, explica Cairê Aoas, sócio do hotel. “Percebemos que os setores possuem ampla sinergia operacional e que o A&B é uma dor para muitos empreendimentos. Já havíamos sido convidados para fazer a gestão de restaurantes em hotéis antes, então ficou clara a oportunidade de criar algo diferente”, complementa.


LEIA TAMBÉM


E muito além de um meio de hospedagem, o Hotel Bar Brahma quer dialogar com outros segmentos que dão vida ao centro da cidade. “Queremos criar produtos ligados ao entretenimento, moda, arte e eventos. São Paulo possui poucos hotéis com essa proposta, em sua maioria de perfil high-end e não tão acessíveis”, salienta Aoas.

Transição e experiências

A transformação de Marabá para Hotel Bar Brahma acontecerá de forma gradativa. A Fábrica de Bares — que será responsável pela gestão — está em fase de testagem de experiências para hóspedes e clientes. De acordo com o executivo, o projeto de transição foi estipulado entre 12 e 18 meses.

Oferecendo serviços como chope de boas-vindas, acesso sem pagamento ao couvert artístico de shows do Bar Brahma e traslado gratuito a atrações turísticas da região e bares como Blue Note e Riviera, o atual Marabá é para o turista e para o morador que quer conhecer a cidade sob um novo olhar.

“Estamos testando para entender o que faz sentido. Reabrimos em abril, para o Carnaval, como o hotel oficial do Camarote Bar Brahma e chegamos a 100% de ocupação. A customização para grandes eventos que a cidade recebe é outra frente que queremos atuar”, continua Aoas.

Para o A&B, o próprio Bar Brahma será um diferencial. A ideia é desenvolver conexões entre o bar e o hotel, começando pelo room service. Os hóspedes poderão pedir no quarto qualquer item do menu do bar localizado na esquina mais paulistana da cidade. “O room service será atendido pelo bar com cardápio completo. Em breve, também lançaremos um brunch aos finais de semana para o paulistano descobrir e se sentir acolhido no centro de São Paulo”.

Hotel Bar Brahma - UH
Quartos ganharão novo conceito e decoração

Estrutura e tematizações

Com um espaço de 11.500 metros quadrados (m²), o empreendimento oferece 171 quartos divididos em três tipos de suítes: Deluxe, Master e Standard, além de salas para eventos corporativos. A troca de bandeira e a decoração acontecem de forma gradual, respeitando o conceito do empreendimento com quase 50 anos de história.

“Em termos de manutenção, o hotel não demanda investimentos estruturais. O que vamos fazer é a tematização dos quartos com o conceito do Bar Brahma em homenagem aos artistas que já tocaram no espaço. Também temos planos de abrir um bar no rooftop e oferecer um sistema all inclusive de chopp durante a estada”, acrescenta o sócio.

Sabendo que a hotelaria paulistana sofreu duros golpes durante a pandemia, o novo operador do Marabá busca agregar valor às hospedagens como forma de se diferenciar no mercado. “Não vamos entrar em guerras tarifárias, mas sim buscar oferecer um produto com serviço diferenciado. Estamos no centro, um local com muitas conexões de transporte público, vamos desenhar tours pela cidade com um concierge e disponibilizar um convênio com uma academia”, explica Aoas.

Dentre os planos do hotel também estão cursos de arte e gastronomia, além da formação de profissionais moradores da região. “São diversas iniciativas em planejamento para criar um produto diferente. O projeto da GL Events para o Anhembi é um assunto pouco falado, mas acreditamos que terá um enorme impacto na hotelaria do centro de São Paulo”, completa o executivo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fábrica de Bares