sábado, 21/setembro
InícioMagazineHotel Trends: a hotelaria urbana seguirá crescendo?

Hotel Trends: a hotelaria urbana seguirá crescendo?

Realinhamento de expectativa ou reajuste de rota, chame como quiser. Certo é que o otimismo que os orçamentos de 2024 refletiam não está se confirmando, muito embora a demanda por viagens siga alta no Brasil, como mostra a última edição do Hotel Trends Stats. As principais operadoras do país, por exemplo, veem a receita crescer na comparação anual, em uma prova de que o setor segue firme. Ainda assim, neste contexto, fica a pergunta: ainda há espaço para a hotelaria urbana seguir crescendo?

De certa maneira, esse foi um dos temas centrais abordados no mais novo episódio do Hotel Trends, podcast comandado pela dupla Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (Noctua Advisory), que recebeu como convidado Cesar Nunes, vice-presidente de Marketing e Vendas da Atrio Hotel Management. “É um bom ano, de crescimento em cima de uma base alta de comparação, mas não está vindo no ritmo esperado”, reconheceu o executivo, logo no início do programa. Ele ainda fez uma observação interessante acerca das expectativas que 2024 gerava.

“O curioso é que, conversando com outras redes, existia um objetivo de aumento de ocupação este ano. Aqui na Atrio, por exemplo, só em abril conseguimos bater pela primeira vez a meta definida para esse indicador no orçamento”, revela Nunes. “Ou seja, muito embora o mercado estivesse mirando isso, o aumento de receita está sendo pautado pela diária média até aqui. Agora, pensando em preço, sentimos que algumas praças estão no limite e já não conseguem dar mais a estilingada que acontencia em 2023”, completa.


LEIA TAMBÉM


À dupla de hosts do Hotel Trends, o vice-presidente da Atrio citou as praças em destaque até aqui, mesmo com o menor número de feriados prolongados. “O que tem vindo bem são as cidades primárias, principalmente as capitais. Campinas, que para mim não é um mercado secundário em função do tamanho de sua população e economia, também está com bom desempenho”, observa Nunes, para acrescentar. “Costumo dizer que existe remédio para cada situação e, quando você olha hoje o cenário nacional, as cidades primárias estão vindo muito bem; entre as secundárias algumas delas também; e as terciárias estão tendo mais dificuldade”, destaca.

Custos e automação no setor, o desempenho do segmento corporativo, os desafios no mercado de short-term rentals e uma possível consolidação na hotelaria nacional foram outros assuntos abordados por Vinicius Medeiros, Pedro Cypriano e Cesar Nunes no mais recente episódio do Hotel Trends.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends com Cesar Nunes está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube (veja abaixo) ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://spoti.fi/3xEAPNc

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Hotelier News