terça-feira, 24/setembro
InícioMiceHotel Trends ESG alinha soluções, responsabilidade ambiental e resultados

Hotel Trends ESG alinha soluções, responsabilidade ambiental e resultados

Quando a primeira edição do Hotel Trends ESG estava sendo gestada, um ponto de atenção dos organizadores era como alinhar teoria e prática em um mesmo evento. Pois bem, o Hotelier News, em parceria com a Koncept Life, Academia de Hotelaria e Arbache Consulting reuniram empresas com soluções para o setor hoteleiro como as grandes protagonistas do encontro marcado para o dia 8 de outubro, no Pullman Ibirapuera. As inscrições estão abertas no link.

Segundo Juliana Mesquita, CEO da Koncept Life, a missão do Hotel Trends ESG é mostrar como pequenas mudanças podem ajudar o setor a entrar na jornada de sustentabilidade. “Existe um paradigma de que essas iniciativas são um custo. E a hotelaria, de certa forma, não possui grandes reservas para investir em tecnologia e soluções, principalmente após a pandemia e tantos altos e baixos da economia. Quando olhamos para o futuro e observamos que os hotéis devem enfrentar um crescimento de diária média mais tímido, é preciso começar a pensar em como cortar despesas e criar economias”.

E é neste cenário que a sustentabilidade entra em cena. Treinar e investir demanda tempo e dinheiro, mas será que adotar novas práticas e soluções não gera um retorno viável? Para a executiva, o mercado hoje goza de diversas ferramentas para apoiar os hotéis nessa transição. “São empresas que possuem capex e inteligência. Ser sustentável vai ser algo além de um compromisso, mas também sinônimo de economia e resultados”, avalia Juliana.


LEIA TAMBÉM


Pensando no viés econômico do setor, o Hotel Trends ESG atuará em quatro dimensões: econômica, governança, ambiental e social. Como uma profissional da área de sustentabilidade, Juliana entende que colocar no radar os benefícios financeiros é crucial para uma mudança efetiva.

“O ESG vem como um elemento dentro da sustentabilidade. Um hotel que atua com boas práticas de ESG não é, necessariamente, sustentável por completo. É preciso pensar no macro, em como esse empreendimento se relaciona com a cidade, com a comunidade, fornecedores, etc. Precisamos abordar a sustentabilidade como um todo”, diz a CEO da Koncept Life. “Por isso, colocamos no centro do debate como a sustentabilidade pode ser aliada à rentabilidade”.

Juliana Mesquita
Hotelaria precisa criar economias, diz Juliana

Mudança de paradigma

A executiva reforça que sua missão é mudar o paradigma não só da hotelaria, mas do turismo como um todo para um futuro mais verde. Há três anos se dedicando à construção de um hub de sustentabilidade, Juliana em breve lançará um showroom de soluções para o mercado.

Arquiteta de formação, especialista em sustentabilidade, projetos hoteleiros, negócios turísticos e economia circular, a profissional leva ao Hotel Trends ESG seu amplo relacionamento com fornecedores de soluções verdes para o mercado.

“Não basta apenas adotar práticas sustentáveis, é preciso ter uma governança organizada e preocupação com as questões sociais. Estou nessa missão de construção de uma nova cultura, com propósito, para que as pessoas entendam, não apenas no setor hoteleiro, que o maior problema é o consumo desmedido. A hotelaria impacta as comunidades onde está inserida, logo, é necessário iniciar um trabalho de sensibilização”, avalia.

Levando a teoria para a prática

De acordo com a executiva, um dos muitos questionamentos de quem busca entrar na jornada da sustentabilidade é: o que fazer com tantas informações? No painel A responsabilidade ambiental e a inteligência estratégica que traz resultados para os negócios e o planeta, Juliana comandará um bate-papo com Marcelo Varlese (GreenYellow); Eduardo Prates (Eco Circuito); Damáris Gonçalves Padilha (Neutraliza) e Eliete Ferreira (La Torre Resort).

“O painel foi criado para apresentarmos soluções inovadoras de eficiência energética, geração de energia limpa, tratamento de resíduos e descarbonização. Quando um hotel inicia sua jornada de sustentabilidade, a primeira coisa a se fazer é um diagnóstico sobre a situação atual do empreendimento, assim como um inventário de emissões de carbono”, acrescenta Juliana.

Além das soluções, o Hotel Trends ESG ainda apresentará o case do La Torre Resort, que iniciou sua jornada ESG há uma década. “É um empreendimento all inclusive que possui um programa lixo zero — o que torna o processo ainda mais desafiador. Na hotelaria, cerca de um terço da comida produzida é descartada. E o resort encontrou alternativas para minimizar esse desperdício ao lado de ONGs”, adianta a executiva.

Vale destacar que o Hotel Trends ESG será um evento carbono neutro. “Vamos trazer soluções consolidadas e cases de mercado para compartilhar desafios e oportunidades desta transição. Nosso foco é mostrar para o setor que a sustentabilidade é possível para todos, independente de porte ou perfil de hotel”, finaliza.


PATROCINADORES-E-APOIADORES-2-2

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: arquivo pessoal