Com quatro dimensões como seus pilares (Econômica, Ambiental, Social e Governança), o Hotel Trends ESG traz ao debate a importância de lideranças inovadoras e o impacto de uma gestão por coalizão. A primeira edição, marcada para o dia 8 de outubro, no Pullman Ibirapuera, em São Paulo, ainda apresentará cases hoteleiros de propriedades que aplicaram as práticas de ponta a ponta. Os ingressos estão disponíveis no link.
O evento, organizado pelo Hotelier News, Academia de Hotelaria, Koncept Life e Arbache Consulting, promoverá um dia completo de painéis e palestras dedicados à agenda ESG no setor hoteleiro. A programação começa às 8h e termina às 18h, em modelo híbrido.
Para Ana Paula Arbache, CEO da Arbache Consulting, o setor hoteleiro está amadurecendo em sua jornada ESG. “Hoje, temos vários grupos que estão avançando em suas agendas. Muitos ainda não entraram nesse processo, pois não entenderam seu valor ou como fazê-lo. Por isso, uma das missões do evento é ensinar para aplicar”.
Reforçando o objetivo de alinhar teoria e prática, a executiva salienta que, para exemplificar, o Hotel Trends ESG trará cases de sucesso de dentro do próprio setor hoteleiro. “São casos onde as lideranças realizaram a harmonização entre a intenção do ESG e resultados do negócio, o que é muito importante para tangibilizar projetos futuros e contribuir para a maturidade da cultura hoteleira neste sentido”, acrescenta Ana Paula.
A Arbache Consulting tem um longo histórico no segmento de turismo, sendo uma das responsáveis pela co-criação do hub de ESG da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), onde Ana Paula atua como conselheira. “Fui a responsável documental técnica do Manual de ESG para Viagens e Eventos Corporativos da entidade. Em 2022 e 2023, me dediquei ao letramento em torno do tema nos setores de hotelaria, viagens e eventos de negócios, construindo esse DNA da Alagev e também da Resorts Brasil”.
Curadoria do evento
Uma das responsáveis pela curadoria de conteúdos do Hotel Trends ESG, Ana Paula revela que a construção da grade de programação foi estrategicamente desenhada. “A ideia é reunir casos que contam essa narrativa completa de ESG, quem são os stakeholders envolvidos e quais indicadores geram a percepção de resultado para o negócio”, diz.
Os exemplos de dentro da hotelaria abrangem diferentes portes e perfis de empreendimentos. Do outro lado, estão fornecedores de soluções que viabilizam a transformação do segmento na agenda ESG.
“Vamos ouvir CEOs e líderes sobre como trazer essa agenda ESG global, mas sem tirar os olhos do retorno do investimento”, acrescenta a executiva. “É preciso trazer os stakeholders que tomam a decisão”.
Dimensão Governança
Responsável por mediar os dois conteúdos da dimensão de governança, Ana Paula destaca a participação de Ana Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil; Gustavo Corrêa, CSO da NAI IT e de Flávia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels no painel Gestão de crise, riscos e comunicação sob a perspectiva ESG.
“A discussão com a Resorts Brasil traz a importância do letramento, documentação, fornecedores e estratégia. Vamos debater como inserir essa agenda no setor hoteleiro e como essa pauta chega aos empreendimentos”, adianta a profissional.
Na mesma dimensão, Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis, falará sobre os desafios da governança na palestra Intramuros x extramuros. “A hotelaria veio de uma pandemia, que fez com que o setor passasse por um período difícil. Hoje, estamos vendo secas, mudanças climáticas e episódios como as enchentes do Rio Grande do Sul. Acredito que esses eventos ligam um sinal de alerta que ninguém está sozinho, é preciso fazer um esforço em coalizão para a economia girar”, acrescenta Ana Paula.
O evento debaterá o capitalismo de stakeholders, a governança extramuros e seus atores. “O esforço de coalizão é necessário. No Sul tivemos as enchentes, mas em outras regiões observamos outras dores, como o próprio nível de maturidade de oferecer serviços básicos, como coleta de lixo e rede de esgoto. A discussão sobre inovação, estratégia de negócios e mudanças inovadoras ajuda o pensamento da liderança a evoluir no mesmo patamar”, finaliza.
(*) Crédito da capa: Freepik
(**) Crédito da foto: arquivo pessoal