sábado, 21/setembro
InícioMercadoHotelaria de Belo Horizonte celebra recordes catalisados por eventos

Hotelaria de Belo Horizonte celebra recordes catalisados por eventos

Entre o final de novembro e o início de dezembro, Belo Horizonte registrou, pela primeira vez, 100% de ocupação hoteleira, de acordo com dados da ABIH-MG (Associação da Indústria de Horéis de Minas Gerais). A projeção é que neste fim de ano, Minas Gerais tenha uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas no estado como um todo, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação a 2022, aponta reportagem da Record.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, pontua que esse cenário demonstra a consolidação do estado como polo de turismo cultural e de negócios. “Minas Gerais manteve um crescimento de 103% acima da média nacional até o início do segundo semestre de 2023, e a previsão para os últimos meses é ainda maior”, prevê.

De acordo com Oliveira, mais de 30% das motivações de viagens no estado estão relacionadas ao lazer, com foco em shows, gastronomia e cultura. “Ressaltamos também o Natal da Mineiridade, cuja segunda edição oferece uma vasta programação no Circuito Liberdade e em mais de 400 municípios. Além disso, Belo Horizonte está na rota do turismo de negócios, sendo o Conami (Congresso Nacional do Mercado Imobiliário) um bom exemplo, uma vez que é o maior congresso do mercado imobiliário do país”, completa.


LEIA TAMBÉM


O secretário enfatiza que tem feito reuniões com empresários, tanto nacionais, quanto estrangeiros, para incentivar e viabilizar o investimento no setor hoteleiro e levar mais empreendimentos para o estado. “Também estamos iniciando o projeto Minas Recebe em Casa, em que os habitantes, principalmente de cidades em que há esgotamento de quartos em hotéis, possam hospedar os turistas”, conta.

Eventos como catalisadores de demanda

Marteen van Sluys, consultor da ABIH-MG, reforça o papel dos eventos nos resultados obtidos. “Tivemos shows internacionais e diversos congressos, o que certamente contribuiu para os números alcançados. Para o futuro, o setor está otimista. O próximo Carnaval deve ser ainda maior que o deste ano“, afirma.

O Natal da Mineiridade foi inaugurado no dia 2 de dezembro com o acionamento do novo projeto de iluminação da Praça da Liberdade, patrocinado pela Cemig. A iniciativa integra a capital a mais de 400 municípios do interior em uma programação turística e cultural diversa e descentralizada, com cerca de 600 eventos.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, os shows do cantor Paul McCartney reuníram um público de mais de 80 mil pessoas em Belo Horizonte, impulsionando a movimentação de turistas na cidade.

Na última quarta-feira (6), foi inaugurada a 34ª Feira Nacional de Arte, com a participação do governo de Minas. Participam do evento 3,5 mil expositores, que esperam receber cerca de 170 mil pessoas, movimentando aproximadamente R$ 60 milhões. A cidade também sediou o Conami, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Palácio das Artes, reunindo quase 2 mil participantes, entre palestrantes, empresários, especialistas do setor e investidores de todo o país.

(*) Crédito da foto: mistrerysofia/Pixabay