segunda-feira, 23/setembro
InícioLIFESTYLEMagazineHSMai: Gentileza como vantagem competitiva no mercado corporativo

HSMai: Gentileza como vantagem competitiva no mercado corporativo

David Backer é um dos professores da School of Life
(foto: Filip Calixto)

Gentileza gera gentileza. Em letras garrafais, projetadas em dois telões, a frase serviu de tônica para David Backer, professor da The School of Life, esmiuçar sua impressão a respeito da conduta ideal para o avanço no mundo corporativo. O palestrante e jornalista inglês falou durante a edição de hoje (10) do Strategy Conference da HSMai, que acontece em São Paulo.

Para o executivo, a maior parte dos grandes executivos erra ao associar atos de compaixão e gentileza à fraqueza de ações e ao entender que os bons resultados vêm da postura agressiva pura e simplesmente. 


LEIA TAMBÉM


Para exemplificar sua tese, Backer revisou alguns pensamentos de filósofos modernos acerca da tendência egoísta do ser humano e, por meio destes pensadores, justificou sua visão. "O pensamento moderno enaltece a concorrência pradatória. Mas isso não é verdade. Justamente o contrário. Ser forte e inteligente é ser gentil e isso também leva aos resultados".

Nessa conjuntura as ações gentis ganham terreno no trato entre os trabalhadores da corporação e culminam em boa convivência aliada a ganhos financeiros. Em três passos conseguimos trazer a gentileza para nossas vidas profissionais. Tais passos são: empatia, curiosidade e saber ouvir"

Nesse momento, Backer explicou com mais detalhes cada passo e como aplicá-los no convívio profissional. "Empatia é uma habilidade de negócios porque quem tem isso pode analisar melhor necessidades. A curiosidade é o que te leva a desvendar quem você não conhece até o compreender", aponta.

Para o fator final, o ouvir, o palestrante ressaltou uma tendência de comportamento que atrapalha o desenvolvimento dessa habilidade. "Hoje em dia ouvir é artigo raro. Não sabemos ouvir porque já estamos pensando no que responder quando alguém ainda fala. Assim não assimilamos o que querem nos passar. Isso pode ser desenvolvido".

Serviço
hsmaibrasil.org