Assuntos ligados à mão de obra têm tomado os debates no setor hoteleiro nos últimos meses. A escassez de profissionais qualificados é um dos problemas mais latentes nos hotéis, o que levou lideranças a discutirem estratégias de gestão de talentos. E o board da HSMAI não ficou de fora dessas reflexões.
O segundo relatório anual The State of Hotel Sales, Marketing and Revenue Optimization Talent traz oito tendências relacionadas a estratégias de retenção de talentos, desenvolvimento de profissionais e engajamento de colaboradores.
As oito tendências destacadas no relatório são:
- Saúde mental, segurança e bem-estar são essenciais.
- A cultura e os valores corporativos são importantes.
- A estratégia comercial acelera.
- A colaboração é crucial.
- Novos pipelines de talentos exigem nutrição/prospecção.
- A requalificação e o upskilling ganham importância.
- Os profissionais de marketing ajudam no recrutamento e na retenção.
- O trabalho flexível veio para ficar.
Dicas valiosas para o departamento de RH
Muito além da cultura empresarial, trabalho flexível, entre outros pontos levantados acima, os processos de seleção e recrutamento também precisam passar por revisões profundas.
- Reduza e simplifique o processo de recrutamento, entrevista e contratação.
- Incline-se para parcerias universitárias. Os programas de estágio voltaram e continuam a ser um pipeline eficaz.
- Faça com que as equipes de marketing ajudem o RH a divulgar e vender durante o processo de recrutamento.
- Adote o trabalho remoto ou flexível sempre que possível.
- Desenvolva continuamente. Invista, por exemplo, em certificações dos profissionais e comemore a conclusão do programa de aprendizado.
- Construa treinamento cruzado, acompanhamento de trabalho, programas de orientação e programas de rotação de trabalho.
- Divida os silos de tecnologia e dados para permitir que as pessoas trabalhem com mais eficiência.
- Invista e engaje os talentos existentes.
- Identifique, reconheça e desenvolva pessoas de alto desempenho.
- Continue a investir em programas de ESG.
- Incentive a inovação e a experimentação.
- Invista em sua pilha de tecnologia para permitir um trabalho mais eficiente.
- Restaure o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, alegria e um senso de significado e realização.
“A evolução dentro da indústria hoteleira para quebrar os silos entre disciplinas comerciais – especialmente vendas, marketing, gerenciamento de receita e distribuição – continua a acelerar. E tem havido muitas perguntas sobre estratégia comercial”, comenta Bob Gilbert, presidente HSMAI Américas.
(*) Crédito da foto: Pixabay