Preocupados com o já classificado segundo maior incidente da cadeira hoteleira, a Hyatt Corporation está alertando seus clientes sobre a violação de cartões de créditos em alguns hotéis. A rede declarou que sua equipe de segurança cibernética descobriu sinais de acesso à informações de cartões inseridos ou digitados não autorizados nas recepções de alguns hotéis gerenciados pelo Hyatt entre 18 de março e 2 de julho deste ano.
A empresa afirma que depois da descoberta foi lançado uma investigação para entender o que aconteceu e como isso ocorreu, engajando especialistas líderes de terceiros, redes de cartões de pagamentos e autoridades. “As camadas de defesa do Hyatt e outras medidas de segurança cibernética ajudaram a identificar e resolver o problema”.
A Hyatt diz que o incidente vazou informações de cartões de pagamentos, como nome do titular, número do cartão, data de validade e código de verificação interna. Ainda acrescenta que não há nenhuma indicação de que qualquer outro tipo de informação esteja envolvida. A indústria hoteleira se tornou fortemente um alvo, já que grupos de crime organizado têm procurado atendimento ao cliente e especialistas em reservas em várias cadeias de hospedagem com ataques que envolvem empresas falsas e malware personalizado.
No final de 2015, a empresa anunciou que, por cerca de quatro meses, os hackers ganharam acesso aos sistemas de cartões em 250 propriedades em 50 países diferentes. Desta vez, a violação parece ter impactado 41 unidades de 11 países. O maior número de propriedades afetadas foi na China, totalizando 18 empreendimentos. Nos EUA totalizaram cinco, sendo três do Havaí e um em Guam e outro em Porto Rico.
Cada vez que histórias de violação são publicadas, vários leitores afirmam que seus cartões foram afetados com base em alguma atividade fraudulenta em seus cartões. É importante lembrar que existem tanto comércios online e off-line que estão comprometidos no roubo de software malicioso que é muito provável que seus números de cartão já tenham sido roubados de várias empresas vítimas.
Deve-se ter em mente que os consumidores não são responsáveis por cobranças fraudulentas. Geralmente o consumidor observa e denuncia qualquer acusação suspeita. Portanto, é aconselhável ficar atento e, se possível, se inscrever para notificações de mensagens de textos de novas cobranças. Esse serviço pode ser útil tanto para evitar encargos onerosos quanto para evitar taxas atrasadas.
* Matéria da Krebs On Security
* Créditos da Foto: Pixabay/tsmr