sábado, 21/setembro
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IBM: brasileiros devem gastar mais com viagens no fim do ano

Em relatório anual global de compras e viagens de fim de ano, divulgado recentemente pelo IBV (Institute For Business Value) da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente e gastar mais com compras e viagens do que nos anos anteriores, apesar da incerteza econômica. A pesquisa foi feita com mais de 12 mil adultos em nove países, inclusive o Brasil.

O estudo mostra que os orçamentos de compras dos brasileiros aumentaram 21% em 2022 em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8%, de acordo com previsão econômica da empresa Bain. As compras de fim de ano começaram mais cedo, inclusive, com 40% dos consumidores brasileiros iniciando ainda no fim do mês passado, superando os 19% registrados em 2021.

Por outro lado, fatores como a inflação e aumento de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas. No Brasil, 53% dos entrevistados estarão menos preocupados com a pandemia nesta temporada em relação ao ano passado, e 64% estarão mais preocupados com a economia.


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Para Carlos Capps, líder das Indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para a América Latina, o relatório mostra diversas evoluções importantes nas demandas em comparação a 2021. “Insights que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia extentida de Supply Chain, e da sensorização das operações e variações de demanda”, diz.

“Nesse contexto, tecnologias disruptivas como inteligência artificial e nuvem híbrida são capazes de colocar as empresas em outro patamar de competitividade, criando ferramentas para decisões autônomas em tempo real, resolvendo situações de forma ágil, mantendo a rentabilidade apesar do aumento da complexidade”, acrescenta.

Principais insights no mercado brasileiro

Os consumidores pesquisados no país priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e híbridas (23%) nesta temporada

  • Marcas e varejistas precisam entender que se os consumidores forem forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% dos entrevistados cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios.
  • 59% dos consumidores brasileiros dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.
  • Se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 39% dos consumidores dizem que gastarão menos, mas 33% gastarão mais se encontrarem substitutos facilmente.

Estratégias

Neste contexto, a IBM elencou algumas estratégias para as empresas aproveitarem o momento usando as tecnologias disruptivas. Entre as principais, estão:

Personalize e diferencie produtos e serviços para atingir o público certo: à medida que os consumidores procuram novos recursos, é preciso transformar dados em insights rapidamente e executar estratégias com precisão.

Recompense e incentive clientes a fidelizar a marca: essa dica vale (e muito) para a hotelaria. Aproveitando os programas de descontos e outras estratégias, as empresas dos setores de viagens e varejo podem atrair e engajar clientes novos e existentes.

Planejamento para o inesperado: em meio às incertezas econômicas, as empresas precisam fazer planos de contingência para aproveitar novas oportunidades.

Impulsione a sustentabilidade com IA: as empresas que identificam clientes orientados a propósitos e fornecem maneiras viáveis para que se conectem em prol da sustentabilidade poderão conquistar a lealdade do consumidor. Assim, as empresas podem, por exemplo, conectar clientes atuais para combinar suas preferências com IA.

(*) Crédito da foto: michelstock/Unsplash