sábado, 21/setembro
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Ilhéus recebe nova etapa do Roadshow da TOTVS

Depois de passar por João Pessoa em abril, a caravana da inovação da TOTVS voltou ao Nordeste neste início de junho. Com salões cheios, terminou agora há pouco, no Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus (BA), mais uma edição do HIT (Hotel Innovation Talk), roadshow que percorre o país levando conhecimento sobre tecnologia e transformação digital ao mercado hoteleiro. Este ano, o evento já passou por Petrópolis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Campo Grande (MS) e Campos do Jordão (SP).

Cerca de 30 hoteleiros participaram do HIT em Ilhéus, em uma manhã marcada por muita interação entre os palestrantes e o público presente, que perguntou bastante e gerou uma troca de informações muito bacana. Vale destacar que os speakers desta edição foram diferentes dos habituais, com presença de dois parceiros da TOTVS como convidados: Christiano Penna, CEO da Bebook, e Vagner Sardinha, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Expansão do Samba Group.

Para abrir a programação de conteúdo do dia, Thais Oliveira apresentou aos presentes a solução TOTVS de Business Performance para hotéis, um oferta integrada de produtos com empresas parceiras: Letsbook, RD Station e Tribuzana Marketing. Além disso, por terem integração com a gigante de tecnologia, plataformas  como a Bebook também podem ser adicionadas.


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“Nossa oferta integrada à hotelaria é muito mais do que a entrega de um software. Com as empresas parceiras, entregamos ao setor um ecossistema de serviços agregados que ajuda a mitigar as principais dores dos hoteleiros”, conta a gerente de Soluções e Negócios TOTVS Hotelaria. “Ou seja, por meio dessa estrutura, proporcionamos aos hotéis a possibilidade de maximizar seus resultados financeiros”, completou.

Na apresentação, Thais focou em uma dor reccorrente dos hoteleiros: os altos custos da distribuição. Em sua fala, a executiva da TOTVS relembrou que a aquisição de um novo cliente custa muito mais caro do que trabalhar os já fidelizados. “Criamos um modelo no qual estimamos que o hotel pode reduzir em até 20% os custos com software e comissionamento”, disse.

“Nosso leque de ferramentas promove maior visibilidade online para que o cliente encontre seu site com mais facilidade, atraindo mais contatos, vendas via motor de reservas e um trabalho de comunicação direcionada para fidelização”, acrescenta a gerente da TOTVS.


Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

Diante de tantos caminhos de aquisição e fidelização, ela lembra que é fundamental investir em estratégias de distribuição e RM (Revenue Management) assertivas para equilibrar o tarifário e atrair clientes por canais proprietários, que são mais lucrativos.

“Quando o hóspede chega via OTA e o hotel não possui uma estratégia de fidelização, esse consumidor acaba sendo leal ao intermediário. Para gerar maior rentabilidade, é fundamental torná-lo fiel por meio de um canal mais lucrativo”, concluiu.

Nova tecnologia

Penna abordou o tema A Inteligência Artificial na Hotelaria. Em linhas gerais, o fundador da Bebook mostrou com a IA se tornou a base para o desenvolvimento da plataforma da empresa, que, entre outras coisas, fornece recomendação de tarifa e forecast por meio dessa tecnologia.

“A qualidade dos dados disponíveis é algo muito importante. Em uma analogia com a IA generativa que conhecemos hoje, caso do ChatGPT e o Gemini, essas plataformas usam dados disponíveis na internet”, explicou Penna. “Na verdade, esses modelos de algoritmo já existiam muito antes do que está acontecendo, o que mudou foi a capacidade computacional dos dias de hoje, permitindo esse avanço da IA generativa”, completa.

Esse contexto é importante para entender a integração feita entre TOTVS e Bebook, que se tornou mais um RMS (Revenue Management System) parceiro da gigante de tecnologia. “Uma das coisas que possibilitou a parceria foi a integração direta que fizemos de banco de dados”, comentou.

TOTVS - roadshow em Ilhéus - Christiano Penna
Penna, da Bebook, falou para o público sobre Inteligência Artificial 

 

“Isso nos possibilita uma extração muito robusta em relação a dados e tratamento de dados. Com isso, nossa inteligência artificial automatiza as análises e entrega previsão, por exemplo, de room nights segmentado até um ano à frente, bem como recomedações de preços, pois a qualidade das informações é excelente”, continua Penna.

Distribuição

Para fechar a programação em Ilhéus, Vagner Sardinha apresentou a palestra Quem é dono do seu hotel? Provocativa, apresentação buscou instigar o hoteleiro a se questionar sobre a (negativa) dependência comercial de algumas propriedades em relação a intermediários. “Vejo parte da hotelaria olhando para a distribuição como um jogo de sorte, de tentativa e erro, mas não deveria ser assim”, comentou o executivo do Samba Group.

Para Sardinha, essa mentalidade precisa mudar. “É muito importante o hoteleiro ter uma estratégia de distribuição bem definida. Nunca podemos esquecer a clássica frase do Michael Porter, professor e teórico de negócios da Harvard Business School: uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio, e na hotelaria isso significa ter margens menores com intermediários”, disse.

O executivo do Samba Group, ao mesmo tempo, destacou que criar uma estratégia bem definida não é algo muito simples. “Sabemos que a distribuição hoteleira é complexa, pois o nosso mercado é multisegmentado, tem uma baixa padronização e uma concorrência gigante, além de ter um produto (quarto) altamente perecível: se não vendeu aquela noite, já era!”

“Então acho que a hotelaria precisa primeiro saber onde está e para onde que ir, e isso passa por conhecer bem seu mercado e, principalmente, seu público-alvo. Só assim conseguirá sair desse jogo de elasticidade falsa, em que se baixa preço para aumentar a ocupação. Em geral, acho essa estratégia uma armadilha, pois leva a uma guerra de preço no mercado, o que é altamente negativo. Sua concorrência não é um problema, mas a falta de um plano com certeza é”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/TOTVS