sábado, 21/setembro
InícioMercadoInflação acelera em fevereiro e acumula 5,60% em 12 meses

Inflação acelera em fevereiro e acumula 5,60% em 12 meses

A inflação voltou a subir, para a preocupação de muitos setores da economia. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou aceleração em fevereiro — chegando a 0,84%. Com o resultado, a taxa acumula 5,60% em um período de 12 meses.

O indicador veio acima das projeções do mercado financeiro — que esperavam um IPCA na casa dos 0,78% — segundo analistas da Bloomberg. Apesar da desaceleração em 12 meses, a taxa acumulada também segue superior em relação à média do BC (Banco Central) para 2023, de 3,25%. O intervalo de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais (4,75%) ou para menos (1,75%).

Com juros elevados, a atuação do BC tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O banco vem cedendo a Selic em 13,75% ao ano. O efeito é a perda de ganho na atividade econômica, uma vez que o custo do crédito fica muito alto tanto para empresas quanto para consumidores.


LEIA TAMBÉM


Na mediana, o mercado financeiro prevê IPCA de 5,90% no acumulado até dezembro de 2023, conforme a edição mais recente do boletim Focus, divulgado pelo BC. Se a estimativa for confirmada, este será o terceiro ano consecutivo de estouro da meta.

Analistas projetam que um dos efeitos sobre o IPCA de março virá do retorno parcial da cobrança de impostos federais sobre gasolina e etanol. A medida entrou em vigor no início deste mês.

Educação puxou a fila

Dentre os nove grupos de produtos e serviços do IPCA, oito apresentaram alta em fevereiro. Todavia, desta vez a fila foi puxada pelo setor de Educação — que teve sua maior aceleração para o segundo mês do ano desde 2004 — e foi responsável pelo maior impacto do índice, de 0,35 ponto percentual, com variação de 6,28%.

“Fevereiro é sempre muito marcado pela educação, pois os reajustes desejados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano são contabilizados nesse mês. Normalmente, essa alta de educação fica indexada ao próprio IPCA, ou seja, o reajuste das mensalidades é baseado na reflexão do ano anterior”, afirmou Pedro Kislanov, gerente de pesquisa do IBGE.

Confira as variações da inflação de todos os grupos em fevereiro:

  • Alimentação e bebidas: 0,16%
  • Habitação: 0,82%
  • Artigos de residência: 0,11%
  • Vestuário: -0,24%
  • Transportes: 0,37%
  • Saúde e cuidados pessoais: 1,26%
  • Despesas pessoais: 0,44%
  • Educação: 6,28%
  • Comunicação: 0,98%

(*) Crédito da foto: Eduardo Soares/Unsplash