sexta-feira, 15/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoInteramerican Network revela que 34% dos brasileiros desejam viajar em 2020

Interamerican Network revela que 34% dos brasileiros desejam viajar em 2020

Diante de tantas incertezas, dados seguem sendo os maiores aliados para traçar estratégias de retomada. Nos últimos meses, diferentes empresas do setor vêm desenvolvendo estudos para entender como será o futuro do turismo no Brasil e no mundo. Para avaliar quais as tendências de comportamento do consumidor, a Interamerican Network em parceria com o Conselho de Turismo da FecomercioSP divulgaram os resultados do estudo “O Novo Viajante”.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP; Danielle Roman, CEO da Interamerican Network e Osmar Maduro, diretor de Relações Públicas apresentaram os números em live encerrada há pouco. “Esta foi a segunda edição de uma pesquisa com consumidores na América Latina para sentir como estão os hábitos e costumes dos viajantes durante a pandemia. O estudo foi realizado entre 26 de outubro e 9 de novembro, com 833 respostas”, explica Maduro.

Entre os mercados pesquisados estão Brasil, México, Argentina, Peru, Colômbia e Chile. Apenas em território brasileiro, foram coletadas 343 respostas. “A proposta é fazer uma comparação e entender como a pandemia está afetando o perfil e hábitos na América Latina e como serão os próximos meses e anos”, complementa o diretor.


LEIA TAMBÉM


De acordo com os dados levantados, na primeira edição, promovida em março, 46% dos entrevistados planejavam viajar ainda este ano. Agora, o índice recuou para 23%. A opção mais escolhida pelos viajantes (26,29%) foi de retomar a rotina de viagens apenas quando uma vacina estiver disponível. Vale ressaltar que os brasileiros apontaram maior vontade de viajar em 2020, com 34%. “O Brasil aparece como o mais livre e descontraído de todos os mercados”, analisa Danielle.

interamerican network - novo viajante 1

Interamerican Network: hábitos de consumo

Já sobre o planejamento de viagem, 27% dos entrevistados alegam que pretendem começar a se planejar com seis meses de antecedência. No Brasil, o índice sobe para 29%, seguido pelo México, com 28%.

Em relação aos cuidados extras na hora de viajar, 32,80% dos turistas alegam que só ficarão em meios de hospedagens com protocolos de higiene efetivos. Os brasileiros também aparecem em primeiro lugar (35%) quando se trata da preocupação com a higienização. Na outra ponta da tabela, estão imóveis de aluguel (7,83%) como prioridade dos viajantes latino-americanos. “Isso precisa se traduzir em estratégia para os empresários e como orientação política. A manifestação de segurança sanitária precisa ser feita de forma visual, para que o consumidor saiba que ela acontece”, destaca Mariana.

Um dos movimentos que já estava previsto são as vendas diretas. Cerca de 58% dos entrevistados afirmam que organizarão suas viagens diretamente com fornecedores. Quando se trata do Brasil, o percentual sobe para 71%.

No quesito “inspiração”, a internet aparece como principal meio (23,59%) que os turistas procuram para escolher seu próximo destino. Entre os mercados abordados, o Brasil aparece como o líder de países que usam a web (27%), enquanto os mexicanos preferem indicações de amigos (29%). Entre as redes sociais, o Instagram atua como fonte de inspiração para 15% dos brasileiros.

Do total, 45,86% afirmam que optariam pela compra de pacotes completos com agentes de viagens (hotel, avião, passeios, atrações, etc). Neste caso, os brasileiros são os menos interessados (36%), contra 57% dos colombianos e peruanos. Quando questionados sobre em quais circunstâncias comprariam com OTAS, 30,49% dos latino-americanos disseram que escolheriam apenas para acomodação, resposta dada por 44% dos brasileiros.

Interamerican Network - novo viajante 2

Destinos preferidos

Consolidando a tendência de viagens domésticas, destinos dentro do próprio país são a preferência de 47% dos respondentes e 51% dos brasileiros. Em seguida, a Europa aparece com 21,61% para o total de entrevistados. Os números também reforçam a pesquisa promovida pela Booking, que aponta o Rio de Janeiro como cidade mais procurada por turistas domésticos.

A praia continua sendo o destino preferido de 40,34% dos latino-americanos e 35% dos brasileiros. O turismo cultural aparece em segundo (17,05%), seguido por ecoturismo (14,17%).

No levantamento, um novo dado foi agregado: companhia preferida. A família aparece em primeiro lugar (43,38%) para todos os entrevistados, enquanto par romântico é a preferência de 29%. Cerca de 44% dos brasileiros pretendem viajar em família e 30% com o companheiro.

Por fim, 54% dos brasileiros acreditam que as mudanças no turismo serão pouco significativas. Já a maioria dos turistas da América Latina (53,78%) afirmam que haverá um “antes” e “depois” da pandemia.

Interamerican Network - novo viajante 3

(*) Crédito da capa: Free-Photos/Pixabay

(**) Crédito das imagens: Divulgação/Interamerican Network