quinta-feira, 14/novembro
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Lacte: Mercado de viagens corporativas no Brasil arrecada R$ 38,73 bilhões em 2015

Viagens corporativas geraram receita 3,6% inferior em relação a 2014
(foto: Pixabay/StartupStockPhotos)

Durante o ano passado, o mercado de viagens corporativas movimentou  R$ 38,73 bilhões para o Brasil, o que representa uma redução de 3,6% em relação a 2014, quando o setor atingiu  R$ 40,17 bilhões.

Os dados são do 10° IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas), apresentado hoje (15) no 11° LACTE (Latin American Corporate Travel & Events Experience), organizado pela ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas). 


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A pesquisa foi realizada por Hildemar Brasil, professor doutor em Economia de Turismo, e coordenada pela Alagev e pelo Senac (com Antônio Carlos Bonfato e Maristela de Souza Goto Sugiyama, do Centro de Estudos Aplicados do Centro Universitário Senac).

Ainda segundo o estudo, em 2015, as viagens corporativas foram responsáveis pela geração de 725,5 mil empregos diretos e indiretos, o que também representou queda em relação ao ano anterior, quando o setor gerou 752,9 mil postos de trabalho. 

O impacto direto na economia gerado pelas viagens corporativas também caiu, de R$75,93 bilhões em 2014 para R$ 70,57 bilhões em 2015.

No ranking das receitas geradas em 2015, o aéreo lidera com 44,29%, seguido por hospedagem (33,69%), alimentação (8,56%), locação de carros (7,33%), agenciamento (4,69%) e tecnologia (1,44%).


(imagem: divulgação/B4T Comunicação)

“Nos últimos 10 anos, a pesquisa tem se pautado pelo objetivo de manter um conjunto de indicadores que permitam um acompanhamento dos aspectos macroeconômicos relacionados ao segmento de viagens corporativas no Brasil”, afirma o professor Hildemar. 

“O IEVC é o único índice no País que contabiliza a importância das viagens corporativas dentro do setor de Turismo e da Economia. Chegamos à 10ª edição como uma referência neste mercado. Apesar do cenário desfavorável, as viagens corporativas mantiveram sua posição frente à demanda, com participação relativa de 55,22% em 2015”, comenta Eduardo Murad Junior, presidente da Alagev.

Para Jessica Kobayashi, coordenadora da área de turismo do Senac São Paulo: “participar de pesquisas como o IEVC é fundamental, já que também contribuímos no desenvolvimento do setor com a formação de profissionais. Dessa forma, o conhecimento detalhado e aprofundado sobre o mercado, inclusive como ele se comporta, quais são as tendências e projeções previstas são ferramentas importantes em nossas salas de aula e na formação de profissionais completos e alinhados à dinâmica do segmento”.

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