domingo, 22/setembro
InícioLIFESTYLEMagazineLevantamento do MTur mostra Mato Grosso do Sul como líder em hospitalidade

Levantamento do MTur mostra Mato Grosso do Sul como líder em hospitalidade

Levantamento do MTur mostra Mato Grosso do Sul como líder em hospitalidadeO Matro Grosso do Sul lidera a lista

A hospitalidade sul-mato-grossense foi a mais bem avaliada do país por turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2017. O estado que tem o Pantanal como principal atrativo foi eleito o melhor, neste quesito, com aprovação de 99,8% dos visitantes internacionais. O índice é o mais alto entre os 17 estados pesquisados pelo MTur (Ministério do Turismo). 

Os turistas consultados no Mato Grosso do Sul eram, em sua maioria, paraguaios, bolivianos e argentinos.


LEIA TAMBÉM


Em todo o país, os percentuais de avaliação positiva da hospitalidade nos estados pesquisados ficaram acima de 95,7%. O índice, lembra o ministério, confirma a boa fama de hospitaleiro do povo brasileiro. 

Depois do Mato Grosso do Sul, as melhores avaliações ficaram com os estados da Região Sul: Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%). São Paulo e Rio Grande do Norte vieram na sequência, empatados com 98,4%.

"A pesquisa confirma nossa avaliação de que o nosso povo é um dos principais ativos do turismo brasileiro. No geral, a infraestrutura e os serviços de turismo são muito bem avaliados pelos estrangeiros que nos visitam", pondera Vinicius Lummertz, ministro do Turismo.

No resultado geral, a hospitalidade foi o item com melhor avaliação do turista internacional entre os 19 quesitos de infraestrutura e serviços pesquisados. Os outros são, nesta ordem: alojamentos (96,4%), gastronomia (95,7%), restaurantes (95,5%) e aeroportos (92%), seguidos de diversão noturna (91,4%) e guias de turismo (91,2%).

MTur mostra turistas no Brasil

Segundo a pasta do turismo, o Brasil recebeu cerca de 6,6 milhões de turistas internacionais em 2017, número recorde da série histórica. 

Os principais países emissores são Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, França e Alemanha. Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro, Florianópolis, Foz do Iguaçu e São Paulo. 

Para o Estudo da Demanda Turística Internacional, foram entrevistados 35,5 mil estrangeiros em 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres.

Num outro recente recorte sobre turismo internacional, o ministério mostra os gastos subiram 4,53% entre janeiro e julho.

(*) Crédito da foto: BrunoDonk/Pixabay