sábado, 21/setembro
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Limpeza x sustentabilidade: como adotar práticas mais benéficas

Com o ESG (Environmental, social and corporate governance) na mira das agendas hoteleiras, adotar práticas menos nocivas ao meio ambiente se tornou regra no setor. Agora, mais do que nunca, os viajantes estão de olho em acomodações sustentáveis, critério que se tornou um diferencial no momento de decisão. Dentro das operações, o departamento de A&B (Alimentos & Bebidas) costuma ser o foco da gestão, mas outras áreas, como é o caso da governança, pedem ações mais conscientes na hora da limpeza.

Desde o início da pandemia, a higiene tem estado no topo das exigências dos consumidores. Cerca de oito em cada 10 americanos, segundo divulgado pela Hotel Management, aumentaram drasticamente a frequência de lavagem das mãos de seis para 15 vezes por dia.

Como resultado, as propriedades de hospitalidade devem encontrar maneiras de casar práticas sustentáveis ​​com medidas de limpeza e higiene aumentadas para atender às novas expectativas dos viajantes fora de casa.


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Definindo metas ambientais

Antes de um hotel mudar para práticas sustentáveis ​​de limpeza e higiene, é importante primeiro definir os objetivos ambientais. Ao desenvolver as metas, mencione os pontos fracos da propriedade, como poluição de plástico ou consumo de água. Exemplos adicionais incluem a redução do desperdício de alimentos ou a diminuição da quantidade de energia usada.

Um dos maiores problemas ambientais do mundo é o aumento da poluição por plástico – a cada ano, 11 milhões de toneladas de resíduos de plástico são despejados no oceano. Além do mais, os viajantes estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e 48% admitem ficar frustrados com o fato de os hotéis inibirem suas práticas de sustentabilidade em casa, como a falta de instalações de reciclagem adequadas. Na verdade, a poluição por plástico é a preocupação número um entre o público para restaurar a saúde do oceano, e 81% esperam que todos os tipos de empresas liderem a luta para reduzir a poluição por plástico.

Desde o início da pandemia, 46% dos viajantes desejam viajar de forma mais sustentável no futuro, de acordo com Booking.com. A indústria da hospitalidade pode ajudar a fazer a diferença na área de poluição por plásticos e outras questões ambientais, implementando práticas sustentáveis. Melhor ainda, quando os líderes de negócios definiram as metas de sustentabilidade de sua organização e seguiram com essas agendas, eles aumentaram suas receitas anuais em quase 25%.

Repensando os banheiros públicos da sua propriedade

Os hóspedes de hoje estão mais cientes da limpeza dos hotéis do que nunca e muitos também querem ver a sustentabilidade em ação. Assim, os gestores de hospitalidade devem focar em espaços em suas propriedades que podem apresentar desafios em ambas as áreas: banheiros. Especialmente aqueles em áreas compartilhadas como saguões, restaurantes e piscinas, são ambientes de alto tráfego que devem ser bem conservados e estrategicamente projetados para limitar lapsos de limpeza e resíduos ambientais.

Existem várias práticas recomendadas que as propriedades podem implementar para apoiar banheiros limpos e sustentáveis. Por exemplo, considere adicionar opções sem toque – torneiras de pia e puxadores de banheiro podem ter 17.976 e 107 germes por 10 centímetros quadrados, respectivamente. Existem também opções de economia de água, como torneiras de baixo fluxo, vasos sanitários com baixo consumo de água e dispensadores automáticos de papel toalha que ajudam a reduzir o desperdício. Alguns distribuidores de papel permitem até que a gerência personalize o comprimento das folhas de papel toalha para reduzir o uso excessivo. Outros são construídos com plásticos duráveis ​​derivados de redes de pesca recicladas do oceano, promovendo assim o compromisso da propriedade com o meio ambiente.

Enquanto isso, a incorporação de papel higiênico que ajuda a reduzir o risco de entupimentos garante que os hóspedes não sejam recebidos com odores desagradáveis ​​e bagunças feias e anti-higiênicas. Este tipo de papel higiênico funciona ativando enzimas seguras e ecologicamente corretas quando entra em contato com a água. As enzimas degradam as substâncias orgânicas, ajudando assim a manter os canos limpos e limitando os riscos e custos de higiene associados aos entupimentos.

Por último, a limpeza com produtos químicos seguros e não tóxicos, nos banheiros e em todas as outras áreas da propriedade, ajuda a melhorar a qualidade do ar interno e, ao mesmo tempo, aborda as preocupações atuais com os patógenos.

Compromisso de comunicação clara

Infelizmente, embora 75% das propriedades de hospitalidade pesquisadas em todo o mundo tenham implementado iniciativas de sustentabilidade, apenas cerca de um terço são proativos em compartilhar seus esforços com os hóspedes. Para garantir que visitantes e funcionários entendam o impacto positivo de suas ações, é importante comunicá-lo com clareza. Você pode fazer isso:

  • Tornando a limpeza visível. Para ajudar os visitantes a se sentirem confortáveis, incorpore turnos de limpeza durante o dia para pontos de alto contato, como balcões, maçanetas, botões de elevador e muito mais.
  • Incorporando sinalização digital. O mercado de sinalização digital teve um crescimento exponencial durante a pandemia. Esta sinalização pode comunicar facilmente fatos e atualizações sobre a sustentabilidade de uma propriedade e práticas de limpeza.
  • Pedindo recomendações. Solicite recomendações de sustentabilidade e feedback sobre limpeza dos hóspedes durante ou no final de sua estadia. Isso mostra aos viajantes que sua perspectiva é importante e destaca que sua propriedade se dedica a reduzir o impacto ambiental e manter os mais altos padrões de higiene.
  • Reduzindo o desperdício de papel. Eliminar o papel nos balcões de check-in e nos quartos é outra forma de reduzir a propagação de germes e mostrar aos hóspedes que a propriedade está comprometida em minimizar o desperdício. Os códigos QR e a sinalização digital podem ajudar a comunicar as informações necessárias sem a necessidade de papel.
  • Reduzindo o desperdício de plástico. Em vez de receber os hóspedes com uma garrafa de água gratuita em seus quartos, o que pode ter um grande impacto negativo no meio ambiente, incentive o uso de garrafas de água reutilizáveis ​​com postos de abastecimento de água em toda a sua propriedade.

(*) Crédito da foto: reprodução/Hotel Management