quinta-feira, 14/novembro
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Marriott firma parceria dá seus primeiros passos no metaverso

Espaços virtuais vem se destacando como a principal tendência de transformação digital das empresas, independente do setor em que atuam. Neste contexto, redes hoteleiras já estão implementando a tecnologia em suas operações, garantindo sua presença na realidade virtual. Em parceria com a RendezVerse, a Marriott Hotels International também deu seus primeiros passos para este mundo paralelo.

O Madrid Marriott Auditorium Hotel & Conference Center é o hotel com o maior capacidade para receber eventos na Europa. O empreendimento conta com 900 quartos e um centro de convenções que comporta até 2 mil pessoas. Sabendo do diferencial da propriedade, David Ghossein, diretor de Vendas e Marketing, entende que as visitas técnicas podem ser demoradas e caras para o orçamento do hotel, que tem 75% de sua receita orirunda do segmento Mice.

De acordo com a Phocuswire, Ghossein encontrou uma solução na realidade virtual. A RendezVerse, marca da Worldwide Events, foi contratada para desenvolver réplicas tridimensionais tanto do hotel quanto do centro de convenções no metaverso. “A ideia é oferecer uma nova ferramenta que pode ajudar pessoas e empresas a evitarem voos. É dinheiro, é sustentabilidade, é tempo”, explica.


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“Também posso preparar tudo como o cliente gostaria que fosse – temas especiais, a configuração, as cores, a iluminação. Este é um primeiro passo, em seguida, podem pegar um voo e vir conhecer pessoalmente”, continua Ghossein. “É super imersivo. Você já pode visitar o espaço em 3D, mas a principal diferença aqui é que você entra na sala. Não é o mesmo que assistir na tela”, complementa.

Os espaços virtuais do Madrid Marriott foram lançados no M&I Spring Forum, em Sevilha, Espanha, no início de maio. Na ocasião, os participantes utilizaram headsets Oculus para “percorrer” as salas construídas na plataforma RV360 da RendezVerse.

Evolução digital

Fundada pela Worldwide Events em janeiro deste ano, a RendezVerse pode até ser recente, mas não atende apenas o empreendimento da Marriott em Madri. Para o desenvolvimento de soluções em realidade virtual para hotéis e eventos, a marca também está trabalhando com JW Marriott Marquis Dubai, Atlantis The Palm Dubai, Four Seasons Resort Bali, InterContinental Paris Le Grand e entre outros.

“Espaços hoteleiros de qualquer tamanho, seja no setor de reuniões ou no setor de luxo, acabarão digitalizando totalmente e oferecendo ambientes virtuais, e estamos no início dessa montanha de construção desses ambientes virtuais”, afirma Peter Gould, fundador e CEO da Worldwide Events.

Para o executivo, a próxima evolução da marca é conectar os ambientes virtuais ao metaverso, para que usuários possam transitar digitalmente entre eles. “Por exemplo, eu poderia estar em Bali, você poderia estar em Nova York, poderíamos estar falando sobre um hotel em Madri. Então, nós dois poderíamos estar neste hotel em Madri. Essa capacidade de desafiar o tempo e o espaço usando tecnologia, em um ambiente imersivo com experiências compartilhadas é o objetivo do metaverso”, explica Gould.

Segundo ele, as aplicações da tecnologia vão muito além das visitas. Para os próximos anos, Gould não só espera que reuniões e eventos corporativos passem a ocorrer em ambientes digitais, como acredita que o metaverso será o próximo passo na evolução do marketing digital.

Com a tecnologia, ao invés de avaliar fotos e vídeos em sites bidimensionais, os potenciais clientes poderão entrar nos ambientes, como quartos, varandas, lobby e bar. “E, portanto, a capacidade de coletar informações sobre o destino será bastante aprimorada pela introdução da realidade virtual e, embora pareça muito distante – todas as ferramentas estão lá agora. A ideia de alguém ter um site plano daqui a cinco anos, que leva a sério a marcação de sua propriedade hoteleira, será ridicularizado”, declara Gould.

Para Ghossein, a tecnologia pode criar o cenário perfeito de “teste antes de comprar”. Ele também conta que assim que conseguir as versões digitais dos espaços do hotel, começará a enviar o Oculus para seus maiores compradores. Além disso, o executivo pretende continuar desenvolvendo réplicas virtuais de outras partes do hotel para uso de marketing mais amplo.

Confira abaixo o vídeo do Madrid Marriott:

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott Hotels International