A Meliá Hotels International e o Complexo Brasil 21 anunciaram o lançamento uma iniciativa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual, moral e discriminação. A apresentação do projeto acontece em Brasília, no dia 17 deste mês, durante um brunch que reunirá todo o mercado. A ideia foi construída em parceria com a empresa Livre de Assédio para a implantação de políticas de prevenção adotadas no Brasil.
“Nós acreditamos na prática além do discurso. Foi extremamente importante implementar um programa no qual conseguíssemos mudar toda a cultura organizacional e com isso engajar todos os nossos colaboradores neste movimento. Poder agora compartilhar toda nossa experiência com o mercado é algo fantástico e de um extremo orgulho para todos nós”, afirma Muna Hammad, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Meliá.
Ana Addobbati, fundadora da Livre de Assédio, desenvolveu a primeira plataforma completa, envolvendo orientação, capacitação e operação em ações concretas contra o assédio em empresas, bares e eventos, impactando funcionários, público-alvo do negócio e marcas. Ela atua desde 2017 no combate ao assédio, focada em transformação cultural, prevenção, governança e compliance.
Atuação
Fabiano Cunha Campos, diretor-presidente do Grupo Arca e Complexo Brasil 21, destaca que a iniciativa é a coroação de uma parceria de mais de 21 anos com a Meliá, pioneira na implementação dessa pauta nos três hotéis da rede dentro do complexo. Os grupos de afinidade criados nos empreendimentos da empresa espanhola atuarão como agentes de mudanças. Além disso, criou-se uma comunicação para informar ao cliente ou colaborador como agir em casos de assédio.
Nas áreas comuns dos empreendimentos, haverá a frase “não somos a favor do assédio”, com o QR code para obter suporte quando necessário. O programa será feito também nos hotéis da rede em São Paulo capital e Campinas. A Meliá vem desenvolvendo, há quase dois anos, um trabalho ligado à diversidade e inclusão junto às lideranças e colaboradores.
Por meio de palestras, debates, sugestões de leitura, incentivo à transparência nas relações e várias outras ações, a empresa está conseguindo imputar o respeito às diferenças de gênero, etnia, religião, idade, educação e ideologias como parte da cultura organizacional.
(*) Crédito da capa: Divulgação/Meliá Hotels International