sábado, 21/setembro
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Meliá recalcula rota de expansão e agrega valor aos ativos

Algumas tendências de mercado são inevitáveis para manter o ganho de escala e a competitividade das empresas. No caso do setor hoteleiro, grandes redes apostaram suas fichas em expansão por meio das franquias — estratégia que claramente vem gerando resultados positivos. Dentre os grupos multinacionais que atuam no Brasil, a Meliá Hotels ainda não havia cedido ao modelo de negócios. Pelo menos, não até agora.

Dentro do plano estratégico de crescimento, a companhia decidiu abrir algumas de suas marcas para o sistema de franquias. Entre elas: Affiliated by Meliá, INNSiDE by Meliá, Sol by Meliá, Meliá Hotels & Resorts e The Meliá Collection.

Conhecida pela gestão de suas propriedades e de investidores, a empresa recalculou sua rota de expansão para o modelo de franquias a nível global. E, com um mercado recheado de empreendimentos independentes e familiares, o grupo identificou no Brasil uma boa oportunidade de negócios.


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Neste formato, os interessados podem se filiar à Meliá, e contar com a sua expertise comercial, distribuição e suporte para o negócio. E para a rede espanhola, as franquias darão uma velocidade maior para sua expansão. Para dar início a este novo modelo de negócios, a empresa conta com equipe dedicada no Brasil e está incorporando mais profissionais locais.

“Para o crescimento que almejamos, entendemos que este é o melhor momento para ingressar no sistema de franquias, que nos permite formar parcerias com empresas regionais e familiares que desejam ter não apenas uma marca, mas também, distribuição, vendas e marketing”, comenta Victor Donmez, diretor da Meliá para a América Latina.

Meliá - investimentos e franquias - interna
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Mercado brasileiro

Atualmente, a rede faz a gestão de quase 3,5 mil quartos no Brasil, e mira sua expansão também em outras capitais, como Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Fortaleza, além dos destinos turísticos como Gramado, Foz do Iguaçu e Porto de Galinhas.

A rede ainda espera fortalecer a sua marca nos locais em que já opera. A seu favor, para conquistar novos contratos no país, a empresa conta com 30 anos de operação no Brasil, o que garante um bom posicionamento de mercado e reconhecimento de suas marcas, além dos mais de 15 milhões de associados ao seu programa de fidelidade MeliáRewards.

Segundo o diretor, a rede já possui negociações de franquias avançadas em algumas praças, como Manaus, Recife e Florianópolis.

A rede espanhola possui nove marcas em seu portfólio, agrupadas por nicho: as bandeiras Gran Meliá, The Meliá Collection, ME by Meliá e Paradisus by Meliá representam 13% de participação nos negócios da empresa em nível global e representam a categoria Luxury.

As bandeiras Premium, com 53% de participação, são Meliá Hotels & Resorts, INNSiDE by Meliá e ZEL, lançada em 2023, em parceria com o tenista Rafael Nadal; e os outros 34% pertencem à categoria Essential, com as marcas SOL by Meliá e Affiliated by Meliá.

No Brasil, a rede opera com três marcas: Meliá Hotels & Resorts, INNSiDE by Meliá e Affiliated by Meliá, que têm maior potencial de crescimento no país devido às suas características e atributos. O grupo também tem a expectativa de trazer novas bandeiras para cá, como Gran Meliá e ME by Meliá.

O otimismo com o mercado hoteleiro vem dos resultados globais que a empresa registrou em 2023. As receitas consolidadas chegaram a € 1,9 milhões, crescendo 14,2% em relação a 2022. Já o RevPar consolidado global aumentou +17,3%, atribuído principalmente à melhora da tarifa média. O desempenho permitiu ao grupo gerar um EBITDA de € 486,5 milhões (16,2 % superior ao de 2022) e um lucro líquido atribuível de € 117,7 milhões. Reforçando que 46% das vendas são oriundas de canais centralizados da rede.

Investimentos no radar

Desde 2020, a empresa, em conjunto com os investidores, aportou mais de R$ 100 milhões na atualização dos seus empreendimentos por meio de reformas nas áreas comuns, apartamentos e equipamentos.

“Aproveitamos a pandemia, quando a ocupação estava baixa, em um primeiro momento por meio de fundos próprios de empresa, para iniciar algumas obras, renovar e modernizar nossos hotéis”, comenta o executivo.

O montante foi destinado para os 12 hotéis da empresa no Brasil: oito em São Paulo, um em Campinas e três em Brasília. As melhorias incluem desde a compra de maquinário até reformas mais estruturais.

O Meliá Jardim Europa, INNSiDE by Meliá São Paulo Iguatemi e INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, por exemplo, renovaram todo o lobby, a recepção, restaurante, bar, salas de eventos, cobertura e apartamentos. O Meliá Paulista investiu em um novo wellness center, gastronomia e agora está modernizando todos os apartamentos.

O grupo também aposta em serviços, dedicando uma atenção especial ao The Level, com objetivo de elevar ainda mais o seu padrão de luxo. O Meliá Brasil 21, em Brasília, e o Meliá Jardim Europa, em São Paulo, já contam com os serviços diferenciados.

Hóspedes que reservam acomodações na categoria The Level e aqueles que são membros Platinum do programa de fidelidade podem fazer uso do The Level Lounge, espaço equipado com internet, TV a cabo, jogos de mesa, ambientes para reuniões e leitura à disposição dos clientes, além de uma recepção exclusiva e terraço.

Neste espaço, o hóspede pode fazer o seu check-in e check-out de forma mais ágil e reservada, realizar pequenas reuniões, tomar café da manhã e ter acesso a um happy hour todo fim de tarde.

Para celebrar os investimentos, a rede promoveu hoje (16), um evento na unidade do Jardim Europa, um dos cases de reformas da empresa, com a presença de parceiros, clientes e investidores.

João Rocha, membro do Conselho da propriedade, destacou a importância de agregar valor aos ativos. “Os investidores ficam felizes com uma boa distribuição, mas esta não é a única notícia positiva. Os investimentos na atualização da unidade que representamos é valioso e nos dá direito a competir com os melhores hotéis do bairro em que estamos localizados”, pontuou o executivo.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News