Em dois anos de pandemia, as relações passaram a ser majoritariamente virtuais. Com o distanciamento social como uma das formas mais eficazes de conter a disseminação do coronavírus, grande parte da população mundial se privou do contato presencial. Mas ao que tudo indica, em 2022 o cenário será diferente. O avanço da vacinação e o fim de muitas restrições — como o uso da máscara — apontam um novo momento da crise sanitária. De acordo com o relatório American Express Travel: Global Travel Trends, divulgado pelo Phocuswire, as viagens em família serão a prioridade número um dos turistas de lazer.
O estudo, baseado em informações de 2 mil viajantes dos EUA e 1 mil no Japão, Austrália, México, Índia, Reino Unido e Canadá aponta que 79% dos entrevistados estão ansiosos para viajar com a família este ano. Outros 76% pretendem viajar mais com a família em 2022 do que em 2021.
Quase dois terços (62%) dos respondentes planejam fazer de duas a quatro viagens este ano. A maioria prevê gastar mais em viagens internacionais e domésticas quando comparado a anos anteriores.
À medida que as restrições de viagens internacionais são suspensas, a pesquisa descobriu que 70% dos entrevistados com filhos planejam viajar internacionalmente com eles em 2022.
Viagens com propósito
Viagens com propósito também são uma prioridade para a retomada do turismo de lazer. Cerca de 79% dos entrevistados dizem que a pandemia mostrou que viajar nem sempre é possível, então eles querem ser mais cuidadosos sobre como planejam e reservam viagens futuras.
O impacto local também é relevante, com 81% dizendo que querem viajar para destinos onde possam mergulhar na cultura local e onde o dinheiro que gastam vai para a comunidade.
E a incerteza não é um impedimento para a maioria. Cerca de três quartos dos respondentes dizem que estão dispostos a reservar uma viagem para este ano, mesmo que precisem cancelá-la ou modificá-la mais tarde, e, em geral, estão dispostos a “abraçar alguma incerteza” para aproveitar suas férias ideais.
(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire