sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoNovos recursos de pesquisa podem elevar experiência do viajante

Novos recursos de pesquisa podem elevar experiência do viajante

O segmento de hospitalidade conta com clientes cada vez mais exigentes. Para várias empresas, atender a essas novas necessidades pode ser um grande diferencial competitivo. Por isso, Airbnb, Google e Agoda adiantaram ao Skift sobre os próximos recursos de pesquisa que serão inseridos em suas plataformas, com o intuito de elevar a experiência do usuário.

O Airbnb avalia que fornecer mais informações aos hóspedes sobre os anfitriões e torná-los mais pesquisáveis seria uma boa melhoria. Porém, a empresa teme que tais dados facilitem a reserva direta dos hóspedes e evitem a plataforma.

“Há um grupo de pessoas que não se importa muito com quem é o anfitrião. Por outro lado, existe um nicho muito maior que quer ficar em uma casa de verdade. E essas pessoas se importam com quem é o seu anfitrião”, destaca Brian Chesky, presidente e CEO do Airbnb, que tem registrado aumento no número de anfitriões. No Brasil, este índice cresceu 50% no segundo semestre deste ano.


LEIA TAMBÉM


Atualizações

Uma das mudanças promovidas recentemente pela empresa foi a expansão de categorias que os hóspedes podem usar para pesquisar propriedades. A atualização permite buscar desde casas à beira do lago a residências em áreas de surfe. Além disso, as listagens de propriedades da empresa já fornecem perfis de anfitriões, incluindo quantas avaliações a acomodação tem, quando ingressou no Airbnb, se é um superhost, bem como breves descrições.

Ainda assim, o Airbnb tem sido criticado por não fornecer detalhes mais específicos sobre os anfitriões. “E se você pudesse ver os dados estruturados sobre quem é essa pessoa? Acredito que combinar perfis com base em seus atributos pessoais, não apenas nas propriedades, é fundamental”, pontua Chesky.

Google e Agoda: recursos de pesquisa

O Google, por sua vez, pode trazer de volta uma garantia de preço de voo, ferramenta testada em 2019, mas abandonada durante a pandemia, segundo Richard Holden, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do Google Travel.

“É algo que estamos tentando renovar no próximo ano, o que acho uma oportunidade interessante. Os consumidores adoraram quando experimentamos essa funcionalidade antes. E trabalhamos muito no que eu chamaria de insights de preços, tanto para hotéis, quanto para voos”, reforça.

“Quando prevemos que o preço não diminuirá para itinerários selecionados reservados entre 13 de agosto e 2 de setembro, por exemplo, garantimos que o valor não cairá e reembolsaremos a diferença se isso acontecer. Monitoraremos o preço para você e, se ele cair a qualquer momento antes da partida, enviaremos um e-mail informando assim que o voo decolar”, complementa.

Por fim, a Agoda lançará um seguro de congelamento de preços e cancelamento. Segundo Omri Morgenshtern, CEO da empresa, isso pode acontecer por meio de parceria com a Hopper, mas ainda sem confirmação.

(*) Crédito da foto: Firmbee/Pixabay