domingo, 22/setembro
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“O Brasil ainda não alcançou todo seu potencial”, diz Johan Svanstrom, da Hotéis.com


(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (16) em São Paulo, Johan Svanstrom, presidente global das marcas Hotéis.com e Venere.com, apresentou o resultado do Hotel Price Index de 2014, revelando uma queda nas tarifas brasileiras no ano passado. País que se destaca na América Latina, o Brasil "ainda não alcançou todo o seu potencial em relação ao turismo", segundo a opinião do executivo. Divulgação de destinos, investimentos em infraestrutura e a companhias aéreas low costs estão entre os itens que ainda fazem falta no ramo.

Svanstrom explica que os dados da OMT (Organização Mundial do Turismo) apontam que, no ano passado, houve uma movimentação de 1,1 bilhão de turistas internacionais, somando um valor estimado de US$ 1,3 trilhão. Na América Latina, este valor gira em torno de US$ 100 bilhões e, no Brasil, US$ 30 bilhões. 


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Dentro das atividades da Hotéis.com, a porção latina do continente foi o destino de 43% das reservas feitas em 2014. O mercado brasileiro de reservas movimenta US$ 12,5 bilhões, ficando atrás apenas do México, com US$ 17 bilhões. O nosso país concorrente também recebeu, no ano passado, três vezes mais visitantes internacionais, somando 25 milhões de turistas. "O México tem uma situação econômica mais estável do que a do Brasil atualmente", avaliou o executivo, destacando no entanto a oportunidade trazida pelos grandes eventos esportivos de divulgar os atrativos brasileiros em âmbito mundial, a exemplo do que aconteceu em Londres por conta dos Jogos Olímpicos de 2012. 

"O Brasil é um mercado muito grande e tem uma cauda grande", apontou Carolina Piber, diretora sênior e gerente geral da companhia para a América Latina, explicando que não há só grandes destinos com alta demanda, como o Rio de Janeiro, mas pequenas cidades que vem atraindo um número considerável de visitantes. A alta do dólar, por exemplo, é um fator destacado pelos executivos como uma oportunidade de fortalecer o já significativo número de turistas domésticos.

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