Com a chegada da reta final do ano, o setor de turismo se prepara para a entrada do verão. Um dos destinos mais procurados do estado de São Paulo, Olímpia espera manter o bom desempenho observado ao longo de 2022. De olho na demanda de férias, a hotelaria do município já se movimenta para reforçar suas equipes.
A estância turística prevê números acima do registrado na última temporada, impulsionados pelo desejo de viajar pós-pandemia. Historicamente, as férias escolares e festividades de fim de ano aquecem a economia de Olímpia, atraindo milhares de turistas que visitam os parques aquáticos da cidade.
Considerando a ocupação da última temporada, a expectativa para este ano é superar os 880 mil turistas que visitaram o destino entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, de acordo com dados da Secretaria de Turismo e Cultura.
Geração de empregos
O grande fluxo influencia também na geração de emprego, tendo em vista que 40% da hotelaria local já indicam a necessidade de contratação temporária para o período. Alguns empreendimentos promoveram feirões para captar novos talentos e encorpar seus times.
Ainda de acordo com as pesquisas da Secretaria, de janeiro a setembro de 2022, cerca de 2 milhões de turistas já se hospedaram na cidade, quantitativo que pode ser ainda maior tendo em vista o fluxo de day use local
Atualmente, o setor de Turismo representa 65% da economia da cidade. Desta forma, considerando o PIB local, são movimentados direta e indiretamente mais de R$ 1 bilhão por ano. O município conta com mais de 34 mil leitos de hospedagem, sendo a segunda maior rede hoteleira do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Olímpia