domingo, 22/setembro
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Otimizar estratégias de preços pode elevar fidelização

Na indústria de viagens e hospitalidade, fidelizar o cliente é fundamental. Dados da edição de 2023 do Índice de Valor do Viajante, relatório do Expedia Group, indicam que mais da metade (52%) dos viajantes inscritos no programa de fidelidade da marca valorizam tarifas com desconto. Ou seja, é hora de a cadeia como um todo, empresas de viagens e hotéis, otimizar suas estratégias de preços para atrair e principalmente reter clientes, aponta o Hospitality Net.

O momento atual é desafiador para os gerentes de RM dos hotéis, visto que as mudanças. Isso porque os viajantes estão dando mais valor ao seu dinheiro, o que obriga os empreendimentos a rever a precificação, reduzir custos sem deixar de gerar receita. Embora a estratégia de preços em diversos canais possa adicionar maior complexidade ao processo, ela também pode dar margem para experimentação e novas alternativas. Essa abordagem oferece mais oportunidades de personalizar ofertas para atrair os hóspedes ideais.

Inclua descontos

Embora possa parecer contraproducente no processo de maximizar receita por meio de fidelização, oferecer descontos e ofertas exclusivas para membros dos programas de fidelidade pode gerar dividendos para os hotéis e reduzir custos. Dessa forma, os parceiros de viagens aumentam o número de reservas e diminuem a taxa de cancelamento.


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Além disso, estratégias de preços como essa também dão às empresas uma vantagem competitiva e aumenta a classificação dos hotéis, que têm a flexibilidade para aumentar ou diminuir as ofertas com base nas necessidades do negócio. Outra alternativa para os gerentes de RM é personalizar as ofertas de acordo com o nível do cliente do programa de fidelidade, permitindo maior personalização, ao invés de uma abordagem única.

Neste cenário, deve-se analisar qual categoria de clientes gasta e reserva mais e, dessa forma, entender para onde as estratégias de preços devem ser direcionadas.

(*) Crédito da capa: Pexels/Pixabay