sábado, 21/setembro
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OYO levanta US$ 175 milhões em nova rodada de financiamento

A OYO, outrora destaque entre as startups indianas, viu sua avaliação despencar de US$ 10 bilhões em 2019 para US$ 2,4 bilhões em sua mais recente rodada de captação de recursos. A empresa de hospitalidade levantou US$ 175 milhões em uma rodada de baixa, liderada principalmente pela Patient Capital, entidade de Cingapura criada por Ritesh Agarwal, fundador e CEO da companhia hoteleira, destaca o Skift.

Também participaram da rodada J&A Partners e ASK Financial Holdings. A Patient Capital foi responsável pela maior parte dos recursos, investindo US$ 100 milhões, seguida por J&A Partners com US$ 14 milhões, e ASK, US$ 1,7 milhão. O investidor Ashish Kacholia, por meio da InCred, planeja injetar mais US$ 9 milhões na OYO.

A empresa utilizará o aporte para impulsionar seu crescimento e expansão internacional, de acordo com os registros. Com essa captação, a valoração da OYO agora está abaixo do capital total arrecadado, estimado em cerca de US$ 3,3 bilhões.


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Aporte de Agarwal

Não é a primeira vez que Agarwal investe na OYO. Em 2019, ele injetou US$ 1,5 bilhão na empresa, quando estava avaliada em US$ 10 bilhões. “Ele investiu para proteger sua participação na OYO, além de demonstrar confiança no futuro da empresa. O aporte é respaldado por escritórios familiares em Cingapura. Após a diluição na rodada de Série G, sua participação aumentará de 29,9% para 32,57%”, disseram fontes próximas à transação ao Skift.

No início de 2023, a OYO retirou o pedido de IPO previsto para aquele ano, e há especulações de que que a companhia está prestes a concluir um refinanciamento e deve buscar o IPO posteriormente. Durante o Skift India Summit, em março, Agarwal afirmou que a rede não precisa de capital dos mercados públicos ou privados. “Nosso foco, atualmente, é apenas entregar bons resultados financeiros”, disse à época.

A OYO retirou o pedido preliminar de IPO pela segunda vez. Inicialmente, a empresa havia protocolado um pedido em 2021, com o objetivo de levantar aproximadamente US$ 1,1 bilhão, estimando uma avaliação de cerca de US$ 12 bilhões. No entanto, em setembro de 2022, o SoftBank Group, maior investidor da rede, revisou sua estimativa para US$ 2,7 bilhões, abaixo dos US$ 3,4 bilhões anteriores. No ano passado, a OYO reduziu o tamanho de seu IPO para entre US$ 400 milhões e US$ 600 milhões.

Em uma reunião com funcionários realizada em maio, Agarwal confirmou que investidores privados se aproximaram da empresa e que a companhia pode realizar uma pequena rodada de capital para diminuir ainda mais sua dívida. Na mesma ocasião, o executivo destacou que a OYO registrou Ebitda Ajustado de US$ 107 milhões no ano fiscal de 2024, crescimento em relação aos US$ 33 milhões de 2023, marcando o oitavo trimestre consecutivo de resultados positivos no indicador. Além disso, a OYO alcançou seu primeiro ano fiscal de lucratividade líquida em 2024.

(*) Crédito da foto: Divulgação/OYO