Vista de uma das praias de Maceió
(foto: divulgação / Pixabay)
A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) lançou ontem (16) a publicação “Olhares sobre o turismo de Maceió ‘oferta x demanda’”, que compila três estudos realizados a partir de 2015 com diferentes focos: realizar um diagnóstico da oferta turística do destino, analisar a imagem da capital em plataformas de avaliação de viagem e traçar o perfil do turista de negócios que frequenta cidade.
A pesquisa, que deu bases para a publicação, mostra que a maioria dos turistas nacionais que chegam a Maceió são de São Paulo (35%), seguido por Pernambuco (16%), Rio de Janeiro (15%) e Bahia (14%). Em relação ao turismo internacional, os argentinos tomam a frente, respondendo por 50% do fluxo, seguidos por italianos (17%) e chilenos (16%).
A cidade oferece ao todo, 16 mil leitos em 108 hotéis inventariados que empregam 3.148 funcionários permanentes. Ainda conforme o estudo, a ocupação média dos hotéis é de 90,09%na alta temporada e 64,6% na baixa temporada.
Sobre o estudo da oferta turística, Jair Galvão, secretário de Turismo da cidade, ressalta que o inventário é uma ferramenta estratégica para planejar ações de desenvolvimento.
“Conhecer o real potencial e as especificidades da capital alagoana é o primeiro passo para estimular um crescimento sustentável, inclusivo e contínuo da atividade”. Segundo ele, planejar ajuda a priorizar investimentos, aumentar a competitividade, melhorar a experiência do turista e otimizar o impacto que o setor ainda pode gerar para toda a população.
Além dos estudos e dos convênios, Galvão apresentou uma série de projetos e iniciativas na área de estruturação, promoção, captação de recursos e tecnologia. Uma das inovações anunciada foi o “Projeto Jangada Digital”. Segundo o representante, até dezembro, as jangadas que realizam os passeios nas piscinas naturais deverão contar com wi-fi gratuito.
Serviço
www.maceio.al.gov.br/semptur/