quinta-feira, 14/novembro
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Personalização, a palavra que resumirá a hotelaria nos próximos anos

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Com o avanço da tecnologia, tudo o que vemos é personalizado. Desde o feed do Instagram até os anúncios que nos impactam diariamente no meio digital, tudo é guiado por dados para fornecer ao usuário a melhor e mais atraente experiência possível. Hoje, a personalização extrapola o online e está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

No turismo, o cenário não é diferente. Segundo estudo do Allied Market, o setor de viagens globais personalizadas deve atingir US$ 447,3 bilhões até 2030, com uma taxa anual de crescimento de 17,8%. Esses dados comprovam um movimento que a muito tempo ganha destaque no segmento: a personalização é a chave para o sucesso na hotelaria.

Pilares da jornada do hóspede

Podemos dizer que quatro pilares principais guiam a construção de uma jornada personalizada para o hóspede:


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Automação de processos

Focada em melhorar a eficiência dos processos do hotel, a automação de diversas etapas, como reservas, check-in e check-out, otimiza a operação interna, reduz custos e erros, e o mais importante, proporciona uma experiência positiva para o cliente já que visa atender suas necessidades de forma ágil e simplificada.

Omnichannel

Todas as informações do hóspede, mesmo que venham de diferentes ferramentas e operações, precisam estar conectadas. Dessa forma, podemos entender e operacionalizar completamente a jornada do cliente para oferecer experiências alinhadas a suas necessidades e expectativas.

Decisões baseadas em dados

Conhecer o hóspede é fundamental para a criação de uma jornada relevante. Mais do que saber o nome e idade do cliente, o hotel precisa mapear suas preferências, gostos, hábitos, entre outros. E isso só é possível com relacionamento e comunicação, o que nos leva diretamente para o próximo tópico.

Rodrigo-Fialho-Schaurich
Schaurich destaca os benefícios do CRM

CRM e comunicação

O CRM possibilita que o hotel construa um dos seus principais canais de comunicação com os clientes. A criação de uma base qualificada é o primeiro passo para estabelecer esse relacionamento. Pensando nisso, o Lets CRM é focado e construído especificamente para atender as necessidades do mercado hoteleiro e ir além. Mais do que uma ferramenta para envio de campanhas e comunicações, ela possibilita o enriquecimento da base e o mais importante, a oferta personalizada e segmentada.

O CRM é muito mais que envios de e-mails. Atualmente, um dos destaques que o time da Letsbook traz ao mercado é a possibilidade de expandir os meios de contato do hotel, seja por sms, WhatsApp, ou até mesmo com a integração à chatbots.

“Dispor de ferramentas que contribuam para a rentabilidade do negócio é essencial. Com o Lets CRM, por exemplo, podemos personalizar a mensagem de acordo com o perfil de consumo, a fim de não apenas converter, mas converter pelo canal que for mais rentável para o hoteleiro“, completa Tamiris Machado, Product Owner da Letsbook.

A criação de conteúdos focados em diferentes bases também é parte principal de uma estratégia de personalização. Com estratégias distintas, o hoteleiro pode trabalhar promoções específicas para clientes recorrentes, ou resgatar uma base desengajada com descontos atrativos.

“Quando o hotel atinge as pessoas de sua base, o retorno da estratégia é mais qualificado. Pouco a pouco com ritmo, e não recorde, vamos conhecendo mais, segmentando mais e sendo cada vez mais relevantes. Isso é CRM, isso só se faz com cuidado e amor”, destaca Rodrigo Schaurich, COO da Letsbook.

Integrações e oportunidades para ir além

Outra frente de atuação muito trabalhada são os anúncios nas redes sociais. A mídia social representa o maior canal do mundo quando o assunto é publicidade. De acordo com o relatório da Warc Media, Global Advertising Trends 2024, anúncios feitos nessas plataformas deverão totalizar US$ 247,3 bilhões até o final do ano, um aumento de 14,3% em relação a 2023. Mas como integrar essa atuação ao CRM?

Com essa janela de oportunidade, o Lets Audience representa a conexão entre o CRM hoteleiro e a Meta. O canal é uma via de mão dupla, ou seja, funciona tanto para receber quanto para enviar dados. Agora é possível utilizar diferentes estratégias de segmentação e compartilhar com a Meta Ads para impulsionar anúncios e campanhas, além de criar estratégias para captar leads de forma ultra segmentada.

Essa troca de informações entre as plataformas permite uma maior personalização e qualificação da base, viabilizando a segmentação de seus anúncios a partir de dados do CRM, e conectando diretamente os leads coletados pelas campanhas da Meta ao Lets CRM. “O Lets Audience traz para as mãos dos hoteleiros maior eficiência e capacidade de personalização de estratégias de comunicação, que impulsionam fortemente os resultados chaves do negócio”, diz Ana Pause, analista sênior de Performance da Letsbook,

As viagens personalizadas já são uma realidade e irão se intensificar cada vez mais. Entender o hóspede, nutrir um bom relacionamento, e ter disponibilidade de ferramentas e soluções atualizadas e conectadas com o mercado são algumas das principais medidas para alcançar ótimos resultados.

Para saber mais sobre o Lets CRM e o Lets Audience, e como eles podem ajudar seu hotel a impulsionar a venda direta, visite o site ou entre em contato pelo email [email protected].

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook