domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoPesquisa registra recorde de intenções de viagem para o Brasil com total...

Pesquisa registra recorde de intenções de viagem para o Brasil com total de 83,6%

Pôr do sol Cabaceiras em Paraíba
(foto: pixabay/romeroc) 

A intenção do brasileiro em viajar internamente nos próximos seis meses foi a maior registrada em junho nos últimos dez anos, atingindo o índice de 83,6%. A conclusão é do Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do MTur (Ministério do Turismo). Entre os viajantes, 73,5% deverão optar por regiões que não são de sua moradia, enquanto 26,5% devem viajar para destinos no próprio Estado.

O Nordeste continua na liderança da lista das regiões mais desejadas pelos brasileiros (41,4%), seguida do Sudeste (26,7%), do Sul (17,9%), Norte (8,1%) e Centro-Oeste (5,9%). "Os brasileiros estão redescobrindo o País e com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 essa tendência deve se intensificar. O turismo deve ser visto como uma atividade econômica importante, geradora de emprego e renda. É um setor que responde rapidamente aos estímulos”, destacou Alberto Alves, ministro interino do Turismo.


LEIA TAMBÉM


O transporte aéreo mantém a liderança entre os meios de transporte preferidos. De acordo com o estudo, o avião será escolhido por 55,9% dos turistas nacionais. Em segunda posição aparece o carro com 29,5%, um crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 2015, quando o índice foi de 20,8%. O ônibus aparece como opção de 13,8% dos entrevistados.

Em relação a escolha de meios de hospedagem, cinco entre cada dez viajantes vão se hospedar em hotéis ou pousadas. Já 39,2% dos turistas irão recorrer a hospedagem na casa de amigos e parentes, seguido de 11,1% que optarão por albergues, casas alugadas, entre outros.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Serviço
www.turismo.gov.br