Hoteleiro, você utiliza a data do seu aniversário como senha? Ou usa a mesma para diferentes contas (pessoais e no trabalho)? Em caso positivo, saiba que há riscos enormes nisso. Não nos leve a mal, estamos todos no mesmo barco desbravando os novos mares da era digital, mas a verdade é que segurança da informação é atualmente um tópico estratégico, seja fora ou dentro da indústria de viagens. Então, toda atenção é pouca para essa “sequência mágica de letras e números” que abre várias portas para o seu negócio.
Aquele conselho de usar uma senha diferente para cada conta provavelmente já chegou aos seus ouvidos em algum momento, certo? Assim como a dica de utilizar sequências longas e complexas, que incluam números, letras maiúsculas e caracteres especiais. Tudo isso sendo fácil de lembrar e difícil de outros descobrirem, o que parece um óbvio contra senso, não? Por fim, embora seja um bom conselho, a enorme quantidade de contas que criamos e utilizamos atualmente torna praticamente impossível lembrar de tanta coisa.
Então qual a solução? Tudo é mais complicado quando não se tem uma estratégia ou ferramenta para ajudar. Por este motivo, o Hotelier News separou dois métodos simples e seguros para garantir sua segurança nas redes.
Estratégia manual
O primeiro método não difere muito do famoso conselho, mas inclui uma estratégia de memorização e requer compromisso. A ideia é criar uma senha principal, longa e complexa, acrescentar um contexto para cada conta e reforçar com caracteres especiais. Para servir de exemplo, utilizaremos HotelierNewsHospitalidadeEmMovimento como base da senha principal.
Para aprimorar a segurança da combinação, é interessante incluir caracteres especiais ou substituir letras por números ou símbolos, como foi o caso de trocar as letras A por @ e O por 0. Quanto à variedade de senha, basta inserir o nome ou alguma referência sobre a plataforma na qual está criando a conta. Um bom exemplo de uma conta no Facebook ficaria mais ou menos assim: F@ceb00k-H0telierNewsH0spitalid@deEmM0vimento. Ah, claro, se você tentar entrar na nossa página oficial da rede social de Mark Zuckerberg com essa combinação não será muito feliz, ok?
Para avaliar se sua senha é forte o suficiente, existem sites que calculam quanto tempo um hacker levaria para decifrar uma senha. No caso da senha que desenvolvemos para a rede social, o PasswordMonster estimou que seriam necessários 3 trilhões de trilhões de anos para desvendar.
Vale ressaltar que este é apenas um método e pode servir de inspiração para desenvolver sua própria estratégia. Na verdade, isso é o ideal, posto que muitos dos truques recomendados aqui já são bem conhecidos por cibercriminosos. Além disso, se um site não proteger bem seus dados e for invadido, o hacker pode deduzir que você está utilizando essa senha base para diversas contas e tentar decifrar sua estratégia.
Gerenciador de senhas
Outra desvantagem do último método é ter que digitar senhas enormes toda vez que você for logar em um site. É aí que o segundo método entra. Com um gerenciador, é preciso lembrar de apenas uma combinação. Quando você criar uma conta nova, ele pode gerar uma senha complexa e aleatória e guardá-la. Sempre que acessar a conta, o gerenciador preencherá tudo automaticamente.
São inúmeros gerenciadores de senhas no mercado. Ainda que a maioria seja pago, existem alguns gratuitos, mas que costumam limitar o número de dispositivos que podem ser utilizados. Isso é importante considerar, caso utilize mais dois, como um computador e um smartphone.
É evidente que, o que era para solucionar um problema, criou outro. Por este motivo, talvez venha a calhar a inscrição em um plano de assinatura de um gerenciador premium. Uma alternativa é utilizar um de código aberto, como o Bitwarden, que tem uma versão pessoal gratuita, sem limite de dispositivos.
Uma grande vantagem dos gerenciadores de senha é que protegem contra phishing e outros golpes em sites falsos. Isso ocorre porque a prática envolve roubar a senha e testar outros sites e aplicativos, porém as senhas dos gerenciadores são sempre diferentes, longas e lotadas de caracteres e símbolos.
Melhor método
A realidade é que não existe um método perfeito, ainda mais quando se trata de internet, onde tudo se encontra em constante mudança. Nossa melhor sugestão é mesclar os dois métodos, criando uma senha extremamente longa e complexa para ser a única do gerenciador.
Caso ainda não esteja totalmente convencido da importância da segurança digital, vale a pena acessar o site haveibeenpwned.com. Nele, é possível inserir seu e-mail e conferir quantas vezes seus dados foram vazados, quando e por quais plataformas.
(*) Crédito da foto: Geralt/Pixabay